VÍDEO – Moradores do bairro Dom Joaquim reclamam da coloração laranja da água
Samae atribui problema à sequência de obras realizadas na tubulação
Samae atribui problema à sequência de obras realizadas na tubulação
Moradores do bairro Dom Joaquim vem registrando nos últimos dias um problema com relação à água, que está saindo da torneira com coloração laranja, o que os tem deixado irritados. Eles teceram críticas ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).
“É sempre assim. É um problema rotineiro e está cada vez pior. Estávamos sem água durante o dia todo no domingo e, quando voltou, voltou desse jeito (turva). É uma situação difícil que estamos passando aqui”, esclarece a moradora Josielli Piovesani.
As imagens enviadas à reportagem mostram moradores enchendo uma piscina em que se evidencia a coloração turva da água. Ainda de acordo com a moradora, não é a primeira vez que isso ocorre.
“É um descaso o que o Samae faz conosco. Isso não é ‘de agora’, é recorrente. É um problema que sofremos muito. Eu moro aqui há 11 anos aqui e sempre tive esse problema”, protesta ela.
Ela afirma ainda que não consegue ao menos lavar a louça de casa. “Isso é uma questão de saúde pública. Eu tenho duas crianças em casa e como é que eu vou ter uma água dessa dentro de casa? Estou com a louça inteira para lavar, pois eu tenho nojo de lavar com essa água”.
Após as reclamações, a reportagem de O Município entrou em contato com o Samae. De acordo com a autarquia municipal, os recentes problemas é por causa de uma sequência de obras que estão sendo realizadas na cidade.
“A autarquia reafirma que a motivação destas ocorrências se dá pelo número de obras executadas nos últimos dias, que resultou em uma movimentação intensa das tubulações e dos materiais sólidos que ficam nestas redes pela despressurização para o início dos serviços e posterior”, informa o Samae, em nota.
A autarquia afirma ainda que o problema é temporário e trará benefício duradouro aos moradores do bairro Dom Joaquim. Ainda de acordo com o Samae, as equipes realizam os devidos reparos para reduzir os problemas.
O Samae está ciente de todas as situações envolvendo água turva. A autarquia reafirma que a motivação destas ocorrências se dá pelo número de obras executadas nos últimos dias, que resultou em uma movimentação intensa das tubulações e dos materiais sólidos que ficam nestas redes pela despressurização para o início dos serviços e posterior pressurização após a conclusão.
Entendemos que algumas regiões estejam apresentando água com alta turbidez, mas ressaltamos que isso é temporário e que graças às últimas obras realizadas algumas regiões de Brusque voltaram a ter água com maior pressão chegando em suas torneiras.
O transtorno é temporário para um benefício duradouro. Mesmo assim, nossas equipes de reparo seguem programando descargas de rede por toda a cidade para diminuir a incidência destes problemas.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: