VÍDEO – Ocorrências, nível do rio e próximas horas: tudo o que sabemos sobre a situação das chuvas em Brusque
Defesa Civil detalha situação do rio em Vidal Ramos e Botuverá; previsão é de mais chuva
Defesa Civil detalha situação do rio em Vidal Ramos e Botuverá; previsão é de mais chuva
O conteúdo abaixo é referente à dados coletados às 14h40 de quarta-feira, 4 de maio. O cenário pode sofrer alterações a qualquer momento.
O chefe de Vistorias e Fiscalização da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugik, detalhou a situação das chuvas na cidade. Os assuntos abordados foram as ocorrências, nível do rio Itajaí-Mirim, previsão para as próximas horas e os bairros em que mais choveu.
Confira os detalhes:
A previsão era para que o rio Itajaí-Mirim atingisse o pico em Brusque por volta de 15h, de 5,70 metros. De acordo com Cugik, o horário atrasou e o nível máximo projetado pela Defesa Civil deve ser registrado a partir de 16h.
“Em um primeiro momento, o rio não deve passar de 5,70 metros. Estamos monitorando toda a bacia para ver como está a situação também em Vidal Ramos”, afirma. O rio Itajaí-Mirim sai da calha com 4,70 metros. Sendo assim, alguns pontos da avenida Beira Rio foram interditados.
O trecho da Beira Rio no sentido Centro-Jardim Maluche, na rotatória da Apae, e no sentido Jardim Maluche-Centro, no Stock Supermercado, está bloqueado. No bairro Limoeiro, na rotatória nos fundos do Sesi até o loteamento Emma 2, a via também foi fechada.
De terça-feira, 3, para quarta-feira, a Defesa Civil registrou ocorrências de deslizamentos em Brusque. Até ao meio-dia, foram 17 acionamentos em que a coordenadoria precisou atuar. Cugik afirma que outras ocorrências foram registradas durante a tarde e um balanço do dia deve ser divulgado à noite.
Nenhum morador de Brusque está desalojado. Por enquanto, apenas pontos na avenida Beira Rio estão alagados. Para atingir a primeira rua fora da avenida Beira Rio, o rio Itajaí-Mirim teria que passar de 6,92 metros. Trata-se da rua Ernesto Bianchini, no bairro Guarani. A primeira residência seria atingida a partir de 7,40 metros.
Cugik afirma que a previsão de chuva deve seguir nas próximas horas e nos próximos dias. Ele ressalta que a previsão inicial era de 100 milímetros de chuva no município. A cidade já registrou 141 milímetros no bairro Souza Cruz em 48 horas.
Os bairros com maior volume de chuva estão localizados na região sul de Brusque, como Azambuja, Cedrinho e Limeira, em que foram registradas ocorrências. Confira os bairros com maior volume de chuva nas últimas 48 horas:
1. Souza Cruz: 141.36 milímetros
2. Paquetá: 133.39 milímetros
3. Águas Claras: 131.89 milímetros
Em Vidal Ramos, local em que está localizada a nascente do rio Itajaí-Mirim, choveu durante a manhã. O nível do rio baixou durante a tarde e chegou a marcar 2,47 metros. Segundo a Defesa Civil, foi registrado um pequeno aumento na última medição, passando para 2,51 metros. Em Botuverá, Cugik diz que o nível do rio está baixando.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: