VÍDEO – Onde o rio termina: veja como está Itajaí-Mirim no local em que ele se junta ao Itajaí-Açu após chuvas
Itajaí decretou estado emergência hídrica e 359 pessoas estão em abrigos na cidade
Itajaí decretou estado emergência hídrica e 359 pessoas estão em abrigos na cidade
O final do rio Itajaí-Mirim fica no local em que as águas se juntam ao rio Itajaí-Açu, no bairro São Vicente, em Itajaí. Fotos registradas na manhã desta segunda-feira, 9, às 7h05, mostram como está o rio “onde ele termina”. Os registros foram feitos por Wagner Cardoso.
A nascente do rio Itajaí-Mirim fica em Vidal Ramos. Em seguida, o rio passa por Botuverá, Brusque e termina em Itajaí, quando se junta ao rio Itajaí-Açu e desemboca no mar, no limite entre Itajaí e Navegantes, próximo à praia do Atalaia.
Segundo um boletim divulgado pela Defesa Civil de Itajaí, o nível do rio na região era de 2,28 metros às 19h deste domingo, 8. O número indicava que, naquele momento, o nível do rio havia aumentado em relação à medição anterior e estava em situação de alerta.
As chuvas que atingem a região causaram transtornos em Itajaí. A alta turbidez do rio em Brusque pode gerar desabastecimento na cidade e em Navegantes. O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), decretou estado de emergência hídrica.
Quatro abrigos estão ativos na cidade para atender pessoas desalojadas, nos bairros Cordeiros, São Vicente e dois no São João. Três abrigos atendem com capacidade máxima. Segundo a Prefeitura de Itajaí, 359 pessoas estão abrigadas na manhã desta segunda.
Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha: