X
X

Buscar

VÍDEO – Paciente da UTI recebe visita da cachorra de estimação em Santa Catarina

Iniciativa partiu da equipe do hospital

Um paciente que está em tratamento desde maio no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt em Joinville, após contrair Covid-19, teve uma visita especial nesta semana: Mel, a cachorra de estimação da raça Yorkshire.

A ideia foi da equipe que atende na UTI Covid do hospital. Por meio das redes sociais, a instituição contou que o paciente sentia falta do animal e toda equipe multidisciplinar foi envolvida para possibilitar o encontro.

“Desde que o paciente despertou da sedação ele pedia para encontrar seu animal de estimação, então, a equipe considerou que seria importante para sua recuperação encontrá-la”, explica a assistente social Elisandra Bastos. O encontro ocorreu na área externa do hospital e o paciente foi monitorizado durante todo o período para garantir sua segurança e conforto.

Foto: Arquivo Pessoal

Conforme a psicóloga Ana Beatriz Mendes, o setor conta com o projeto de “Humanização na CTI Covid”, que consiste na estimulação diária com foco afetivo ou cognitivo. “Observamos que quando a família enviava vídeos da Mel, o paciente ficava extremamente feliz, além de relatar muita saudade do animal”, comenta.

A profissional explica que há diversos estudos que comprovam os benefícios das visitas de animais de estimação no contexto hospitalar. “Há uma maior estimulação dos hormônios conhecidos como o quarteto da felicidade: dopamina, ocitocina, serotonina e a endorfina, então isso traz bem estar ao paciente. Além disso, estas ações de estimulação diária são recursos de motivação para que o paciente permaneça focado no seu tratamento e sua recuperação”, afirma.

Assista ao vídeo: