VÍDEO: Pelznickelplatz entretém público com o Papai Noel do mato, em Guabiruba

Evento já é tradição no município

VÍDEO: Pelznickelplatz entretém público com o Papai Noel do mato, em Guabiruba

Evento já é tradição no município

Tradição em Guabiruba, a 8ª Pelznickelplatz, organizada pela Sociedade do Pelznickel, movimentou a rua Nicolau Schaefer, no bairro Imigrante, na noite deste sábado, 7, segundo dia de funcionamento desta edição. A fila para visitar a famosa casa do Pelznickel era grande e o público aguardava ansiosamente.

Nesta edição, uma das novidades foi o parquinho para as crianças. Além disso, o espaço para aproveitar as atrações culturais aumentou e recebeu mais mesas que nas edições passadas.

Ao iniciar o percurso, o público encontra um espaço para as crianças escreverem cartinhas e também podem conhecer São Nicolau. Além disso, uma neve artificial surpreende quem passa pelo trajeto.

Em seguida, um presépio vivo encanta os visitantes. Mais à frente, quem aguarda o público é a Christkindl, que é a representação do Menino Jesus. Ela entrega doces para as crianças.

A próxima atração é a casa onde ficam o Sackmann, o Farmhand, a oma e o opa. Eles preparam os visitantes para conhecer o Pelznickel, perguntando às crianças se elas se comportaram e mostrando onde elas ficam escondidas quando são pegas pelo personagem.

Brenda Pereira

Durante todo o trajeto o barulho de sinos e tambores deixa um clima de suspense no ar. Antes de chegar ao local onde estão os Pelznickel, um trecho mais escuro deixa os visitantes tensos.

Algumas crianças ficavam amedrontadas e outras nem tanto, até cumprimentavam o Pelznickel. Muitas, para se defenderem, diziam “Eu passei de ano”.

Com suas roupas feitas de folhas e suas máscaras assustadoras, até com bicos e mamadeiras, os Pelznickel assustam o público e até conversam com eles, perguntando sobre o comportamento de cada um.

Brenda Pereira

Confira outro vídeo:

No fim do trajeto, os visitantes podem comprar souvenirs do Pelznickel, comprar bebida e cachorro-quente e prestigiar apresentações culturais.

Brenda Pereira

Rafaela e Fabrício Gonçalves, de Brusque, vêm todos os anos com os filhos Arthur, de dois anos, e Valentina, de quatro anos.

“Eu acho lindo. Tem que vir mesmo e valorizar”, diz Rafaela. “Sai daqui feliz, de tão lindo que é”, complementa. Ela conta que os pequeno Arthur não tem muto medo, mas a Valentina fica um pouco assustada.

Brenda Pereira

De Blumenau, o casal Marco Aurélio Evaristo e Rosiane Moraes vieram com as filhas Nicolly, de oito anos, e Isabela, 9, e o sobrinho, Felipe, também de nove anos.

É a primeira vez que eles visitam a Pelznickelplatz. Até então, não tinham conhecimento da tradição. “Achei bem legal, bem cultural”, comenta Marco. Ele e Rosiane gostaram bastante e pretendem voltar no ano que vem.

Brenda Pereira

Já as crianças, não gostaram tanto assim. A pequena Nicolly contou triste que todos os Pelznickel assustaram ela.

De Brusque, o casal Valmor e Elenir Bononomi também visitaram a casa pela primeira vez.”Eu achei super legal, bem organizado”, diz Valmor. Ele lembra que na infância tinha bastante medo do Pelznickel, mas diz que antigamente ele era mais bravo que hoje em dia.

Brenda Pereira

Programe-se

A Pelznickelplatz funciona neste domingo, 8, das 17h às 21h. Na sexta-feira, 13, e no sábado, 14, o horário de funcionamento é das 19h às 23h e no domingo, 15, das 17h às 21h. A entrada é gratuita.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo