VÍDEO: Policiais batem em homens com cassetetes para conter briga, em Brusque
Comandante da PM diz que conduta "não é uma forma usual e adequada, mas é entendível"
O jornal O Município recebeu vídeo que mostra homens sendo agredidos com cassetetes por policiais militares de Brusque. A gravação, enviada por leitores, foi registrada neste sábado, 25, na rua Tecelões de Lodz, no bairro Santa Rita.
As imagens exibem dois agentes golpeando dois homens e correndo atrás de um terceiro próximo ao supermercado O Barateiro. Como a gravação tem apenas 7 segundos, não é possível identificar o contexto.
O comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira, afirma que os agentes tentavam separar uma briga.
Ele explica o que a PM foi acionada por funcionário do supermercado, pois um homem teria tentado entrar no estabelecimento sem a máscara de prevenção ao coronavírus. Como foi barrado, o cliente começou a agredir o funcionário verbalmente, com ameaças de agressões físicas.
Durante a abordagem da PM, segundo o comandante, os policiais encontraram dois homens no lado de fora do mercado, um deles era o que tinha ameaçado o funcionário. O outro o acompanhava.
Em seguida, os policiais ouviram testemunhas do supermercado para entender a situação e abordaram os dois homens, com pedido para esvaziar os bolsos.
Neste momento, um terceiro homem saiu de dentro do supermercado, com uma sacola cheia de latas de cerveja, e afirmou aos policiais que um daqueles dois o tinha agredido. “Um rolo entre eles, com dívida de droga”, acrescenta.
Este terceiro homem e um dos abordados, que estava sendo acusado, começaram a brigar com tapas e socos devido à acusação. O comandante conta que os policiais, para conterem a briga, resolveram separá-los com o bastão policial.
“Nessa época da Covid-19, o policial toma algumas precauções, evitando contato físico. O ideal logicamente era ter prendido os dois, algemando e conduzi-los para a delegacia, que provavelmente seriam liberados depois”, continua.
Ferreira aponta que, caso os policiais tivessem deixado os dois brigarem, sem interferirem, seria pior para eles e a PM seria alvo de críticas.
Ele também ressalta que, quando a briga terminou, os dois homens deixaram o local e ninguém foi preso. “Admito que não é uma forma usual e adequada para atender a ocorrência, mas em uma análise ampla é entendível a ação policial”, completa o comandante.
Não foi possível localizar os homens envolvidos na briga.
Confira o vídeo:
Os rostos foram borrados devido a restrições legais.