VÍDEO – Prefeito de Taió acusa Defesa Civil de não abrir barragem para proteger Blumenau
Em seguida, em novo vídeo, ele anunciou que o governador Jorginho Mello ordenou a abertura das comportas
Em seguida, em novo vídeo, ele anunciou que o governador Jorginho Mello ordenou a abertura das comportas
Em um vídeo publicado nas próprias redes sociais, o prefeito de Taió, Horst Alexandre Purnhagen, divulgou a conversa que teve com o coordenador de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, pelo telefone, pedindo para que a barragem seja aberta para dar vazão à enchente que assola a cidade. Algumas horas depois, também em suas redes sociais, Horst anunciou que o governador Jorginho Mello autorizou a abertura das comportas.
Na conversa com Frederico, ele pede para que as comportas da barragem de Taió sejam abertas para, segundo ele, baixar a quantidade de água na cidade e na região do Alto Vale que passam pela maior enchente de suas histórias.
Diante das negativas, o prefeito acusa a Defesa Civil estadual de tomar esta atitude para preservar Blumenau, já que a vazão das águas faria com que elas descessem para a cidade pelo rio Itajaí-Açu.
“Blumenau não precisa ficar com o sapatinho seco, Fred. Nós estamos com água na cabeça. Isso vai dar tragédia, vai morrer gente”. O profissional da Defesa Civil responde que está concentrado em Taió, mas o prefeito responde. “Não parece. Eu vou para as redes sociais e vou defender o meu povo. Nós vamos para a guerra”.
O vídeo teve grande repercussão em redes sociais e aplicativos de conversa. Algumas horas depois, o prefeito anunciou que o governador Jorginho Mello entrou em contato com ele e autorizou a manobra de abertura de barragens. Ele divulgou a informação também em seu Instagram.
Ver essa foto no Instagram
A reportagem entrou em contato com a assessoria do governo de Santa Catarina, mas até o momento não houve um posicionamento oficial. Mantemos, porém, o espaço aberto para eventual nota oficial a respeito da situação.
Leia também:
1. Motociclista morre após acidente com caminhonete na rodovia Jorge Lacerda, em Ilhota
2. Plataforma do Desenrola Brasil renegocia dívidas de até R$ 5 mil
3. Fenatech é adiado para o mês de outubro, em Brusque
4. Cacá Tavares é eleito novo presidente da Câmara de Brusque
5. VÍDEO – ‘Cachoeira’ se forma após deslizamentos em São Joaquim
Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha: