Prefeitura de Botuverá anuncia novas medidas para enfrentamento ao coronavírus
Restrições foram divulgadas na tarde desta quinta-feira
A Prefeitura de Botuverá publicou na tarde desta quinta-feira, 9, o Decreto nº 2524, de 7 de julho de 2020, com novas medidas para o enfrentamento à pandemia de coronavírus. As principais mudanças são as restrições para os horários de velórios e sepultamentos; horário de atendimento de bares, restaurantes e panificadoras; diminuição da capacidade de atendimento dos mercados; e a proibição de acesso a parques, academias ao ar livre, praças e pontos turísticos.
As novas medidas foram publicadas após a confirmação de 22 casos de coronavírus em Botuverá nesta quinta-feira. A cidade tem 10 casos suspeitos e 97 casos monitorados. Até o momento, nove pessoas são consideradas recuperadas e 308 pessoas ganharam alta do monitoramento.
O decreto já está em vigor e o descumprimento de qualquer medida “implicará ao infrator às sanções previstas no Código Sanitário Municipal, podendo acarretar advertência, multa ou suspensão de atividades para estabelecimentos que permitam a permanência em seu estabelecimento, sem prejuízo das demais sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis”, conforme determina o decreto.
A fiscalização dos estabelecimentos ficará a cargo das equipes de Vigilância Sanitária.
Mercados
O decreto determina a limitação de acesso aos mercados a apenas uma pessoa por família. A redução da capacidade de entrada de pessoas será de até 50% do limite permitido.
Os funcionários dos estabelecimentos que atendem diretamente o público, como caixa, padaria, açougue e outros, devem usar protetor facial de acrílico (Face Shild). Além disso, também será obrigatório o controle da temperatura dos clientes e funcionários.
Mercados e o comércio em geral estão proibidos de veicularem campanhas voltadas para a atração de clientes, como sábado fácil, dia da verdura/carne e outros.
Bares, lanchonetes, restaurantes, panificadoras:
O documento determina que é permitido atendimento à la carte e de bufê em restaurantes, exceto os rodízios, até as 14hs, incluindo sábados e domingos.
Já as lanchonetes, bares, conveniências (inclusive posto de gasolina) e similares é permitido funcionamento até as 19hs, sendo que após este horário o atendimento fica restrito para tele-entrega e retirada no balcão, vedado o consumo de qualquer gênero alimentício, inclusive bebidas, no local.
As padarias podem ficar abertas até as 19h. Fica vedado o consumo de qualquer gênero alimentício, inclusive bebidas, no local.
Os estabelecimentos também deverão controlar a temperatura dos clientes e funcionários.
Velórios
A partir de agora a realização dos velórios terão duração máxima de 6 horas. Apenas 10 pessoas podem ficar na capela onde ocorre o velório. Nas celebrações de despedida também deverão ser limitadas à presença de somente 10 pessoas, utilizando obrigatoriamente a máscara.
Os sepultamentos serão realizados até as 17h30. As capelas mortuárias permanecerão fechadas das 18h às 6h.
Todos os velórios e sepultamentos também devem seguir as diretrizes sanitárias do estado.
Uso de máscara
Permanece a obrigatoriedade em todo o território de Botuverá do uso de máscaras pelos cidadãos em todos os ambientes públicos ou privados.
Ônibus
O transporte coletivo na cidade permanece suspenso.
Eventos
Permanecem proibidas quaisquer atividades em casas noturnas, museus, parques bem como a realização de eventos, shows e espetáculos – públicos e privados em qualquer modalidade.
Além disso, também está proibida a execução de música ao vivo em qualquer local.
Atividades ao ar livre
Também permanecem proibidos os acessos aos espaços de parques, praças, clubes sociais, pontos turísticos e academias ao ar livre.
Quaisquer atividades esportivas coletivas profissionais e amadoras coletivas (incluindo futebol, vôlei, bocha, sinuca, baralho, dawhill, passeios de bicicleta coletiva, etc.) estão proíbidas.
O que diz o prefeito
Segundo o prefeito José Luiz Colombi, o Nene, provavelmente na segunda-feira novas medidas, principalmente na área da saúde, devem ser anunciadas.
Ele também salientou que caso ocorra mortes decorrentes de coronavírus, não será realizado velório, mas apenas o sepultamento imediato.
“Vamos usar máscaras. É obrigatório o uso de máscaras e inclusive pode ter sanções para quem não usa máscara, tanto para as pessoas quanto para os donos de estabelecimentos. Nos ajudem para que consigamos fazer o melhor trabalho para minimizar esse grande problema que estamos enfrentando”, finalizou.