VÍDEO – Professora joga bebê no chão ao tentar colocá-lo para dormir em creche do Oeste de SC; avó dele é moradora de Brusque
Jornal O Município também conversou com a diretora da creche que revelou detalhes do caso
O vereador Jhonatá dos Santos (PL), que atua na Câmara de Vereadores de Videira, município do Oeste de Santa Catarina, apresentou na sessão realizada na terça-feira, 10, um vídeo que mostra uma professora de uma creche da cidade agredindo um bebê. A profissional jogou o bebê no chão ao tentar colocá-lo para dormir. Os avós do bebê, que moram em Brusque, entrou em contato com o jornal O Município para falar sobre o caso na tarde desta quarta-feira, 11.
A creche em questão é o CEMEI Irmã Concilia, localizado na rua Frei Rogerio, bairro Vila de Carli, em Videira. Segundo a avó, que não quis se identificar, a filha, de 17 anos, ficou sabendo que a agressão aconteceu com o neto após assistir o vídeo e reconhecer ele. O nome dele também é citado pela própria profissional durante a ação. O bebê possui 1 ano e 2 meses.
“Foi uma colaboradora da creche que gravou o vídeo. As imagens começaram a circular e chegou até a sessão da Câmara de Vereadores. Minha filha mora em Videira com a sogra, o marido e meu neto. Meu marido é natural de Brusque e ainda tenho dois filhos que moram aqui comigo”, disse a avó.
Questionada se a creche entrou em contato com a família, a avó disse que uma reunião com os pais foi realizada na manhã desta quarta-feira, 11. “Disseram que afastaram ela do cargo, mas ao meu ver, não deram muita importância tudo que aconteceu. Faremos um boletim de ocorrência ainda hoje”.
Em uma postagem nas redes sociais, uma mulher que se diz ex-funcionária da creche relata que a situação ‘”sempre aconteceu”.
“Na época a gente não podia nem falar, pois as profissionais que faziam isso eram as queridinhas de todos. Fico feliz é quando vejo ou fico sabendo que algumas funcionárias da minha época se aposentaram, pois assim muitos inocentes não vão mais sofrer”.
O que diz o CEMEI?
O jornal O Município entrou em contato com a diretora da creche na tarde desta quarta-feira. De acordo com ela, o caso teria acontecido na semana passada, embora não seja possível dizer em qual dia aconteceu.
“Na verdade não foi só com aquele bebê ou só naquele dia. Soubemos de situações de outros dias com outros bebês da sala, incluindo uma filha minha. Segundo relatos, existiram momentos (de agressão) em dias diferentes. Não é uma situação isolada”, disse a diretora.
Questionada sobre quais ações foram tomadas a respeito, a profissional disse que quando a coordenação recebeu as primeiras informações, foram tomadas todas as providências necessárias de forma rápida.
“Falamos com a profissional, demos advertência e encaminhamos o caso para a secretaria de Educação. Um processo administrativo foi aberto e ela foi afastada para que respondesse a ele fora do CEMEI. Tudo foi feito na semana passada já, mas o caso ‘estourou’ após ser exposto na Câmara de Vereadores”, relatou.
Especificamente sobre o bebê citado nesta matéria, a diretora disse que não houve uma reunião com os pais antes pois a diretoria entendeu que, como envolvia outros bebês, era justo uma reunião com todos os pais.
Assista ao vídeo do momento da agressão:
Pronunciamento na Câmara
Em seu momento de fala na sessão, Jhonatá dos Santos não só apresenta o vídeo como também afirma que prosseguirá com a denúncia.
“Recebi os vídeos de um pai e quero dizer que encaminharei a denúncia ‘para frente’. Estou mostrando essas imagens (enquanto o vídeo passava no telão) pois se trata de um absurdo. Vocês como profissionais (estavam presentes profissionais da educação no local) não merecem ver isso. Porém, eu como vereador vou abrir agora a denúncia. Não é justo com os pais que deixam os filhos lá para serem bem cuidados”.
Assista ao pronunciamento do vereador clicando aqui (a partir de 51:50).
Assista agora mesmo!
Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha: