X
X

Buscar

VÍDEO: Projetos de alunos brusquenses vencem desafio nacional de inovação contra o coronavírus

Com foco nos alunos e nos professores, soluções web desenvolvidas buscam auxiliar na localização de cursos online e no planejamento de aulas durante a pandemia

Alunos e docentes do Sesi Senai de Brusque se destacaram em duas categorias o Grand Prix de Inovação – combatendo o coronavírus, promovido pelo Senai Nacional. Na categoria Aluno, o projeto vencedor foi o Home Study, uma plataforma que congrega diversos cursos pagos e gratuitos. Já na categoria Docente, Rosani Marcarini e Wagner Correia ficaram em terceiro lugar com a proposta de um portal que oferece suporte ao professor para a construção de uma aula completa.

A competição se iniciou em abril e contou com 450 participantes de todo o país, sendo que o estado participou com 78 alunos e 32 docentes. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 18.

Durante a competição, as equipes atuaram de forma virtual em busca de soluções para desafios relacionados à pandemia em aspectos como formas de estudo, manter uma indústria produtiva e sem contaminação, ambiente saudável e ferramentas educacionais inovadoras.

Além de buscar soluções para os problemas que a sociedade enfrenta diante da pandemia, a estratégia busca alternativas para manter alunos e professores ativos durante o período que estão em casa. A ideia é estimular a criatividade, para que os participantes trabalhem de forma colaborativa e despertam habilidades que são exigidas no mercado de trabalho, como atividades em equipe e a capacidade de resolver problemas.

Para apoiar os alunos nessa jornada, uma série de webinars e workshops online, com temáticas de inovação e empreendedorismo, estão sendo realizados com apoio de parceiros, entre eles o Sebrae Santa Catarina.

“Esse reconhecimento reforça o compromisso que a rede Sesi Senai, seus alunos e docentes têm dado aos programas de inovação e empreendedorismo, criando oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e competências do profissional do futuro, como resolução de problemas, criatividade e colaboração. Estamos no caminho certo, investindo em capacitação e incentivando nossos alunos a participarem dos desafios”, destaca o diretor de educação e tecnologia da Fiesc, Fabrizio Machado Pereira.

Os projetos

No projeto a “Esfera da Educação”, dos professores Wagner Correia e Rosani Pereira Marcarini, o objetivo foi fornecer um portal onde o professor que queira personalizar sua aula possa buscar por aplicativos pesquisando pelo tipo de atividade que deseja aplicar, estratégia de ensino ou pela competência que irá trabalhar com os alunos. O portal apresenta indicações de aplicativos com base no que o professor deseja trabalhar, tutorial básico de como utilizar o aplicativo e estratégias de como aplicar em suas aulas.

“Nós inscrevemos o projeto e tivemos a satisfação dele ser o primeiro colocado a nível nacional, nosso objetivo de utilização da ferramenta é a disseminação de metodologias ativas com demais professores e suporte à coordenadores e instrutores de formação pedagógica dentro das instituições de ensino, esse projeto nasceu a partir de uma necessidade que enxergamos no cenário atual em que a área de educação se encontra, por isso é um ferramenta que será muito utilizada por nós e pelos demais professores”, destacou o professor Wagner.

Na categoria Aluno, os participantes precisavam responder ao desafio ‘Como estudar ou não diminuir o ritmo dos estudos enquanto passamos por uma pandemia?’. Os alunos Edgar Pavesi, 18 anos, do curso técnico em desenvolvimento de sistemas e Matheus Winter, 19, aluno de eletrotécnica, com o orientador Wagner Correia, do Senai Brusque, desenvolveram uma plataforma que reúne cursos pagos e gratuitos espalhados pela internet, categorizados por tema, com link para acesso e avaliação da qualidade.

“Criamos esse projeto tendo em mente a dificuldade de certas pessoas em achar cursos online gratuitos, embora não tivemos dificuldades no meio do caminho nos esforçamos e demos tudo de nós para criar o nosso projeto, no fim todo o nosso esforço valeu a pena e fomos agraciados com o primeiro lugar”, comemoram os estudantes.

Segundo a supervisora dos cursos técnicos do Sesi Senai Brusque, Natalia Tarter Thomaz, “para a unidade e, principalmente, para nossos alunos foi um grande reconhecimento, pois vínhamos trabalhando em projetos de inovação desde o ano passado, com o programa Inova Senai, onde foram selecionados dois projetos para a etapa estadual e o programa Projeto Integrador do qual também tivemos uma equipe selecionada para a etapa Nacional, mas faltava a premiação que consagra esta caminhada de inovação com nossos docentes e alunos dos cursos técnicos”.

Para a coordenadora de educação do Sesi Senai Brusque, Sandra Margarete Freitas, “este projeto mostra o quanto nossos docentes e alunos estão engajados, mesmo em tempos de pandemia e aulas a distância é possível desenvolver não apenas um, mas dois projetos vencedores a nível Nacional, reiterando a qualidade e o comprometimento de ensino em nossa instituição”.