VÍDEO – Rio Itajaí-Mirim sai da calha em dois pontos em Brusque
Locais ficam na área central da cidade
Locais ficam na área central da cidade
Por volta das 15h20 desta terça-feira, 12, o rio Itajaí-Mirim saiu da calha em dois pontos centrais de Brusque. De acordo com a Defesa Civil, o primeiro é localizado na avenida Beira Rio, abaixo da ponte Mário Olinger, a ponte dos Bombeiros, e abaixo da ponte Estaiada.
Nas últimas 96h o acumulado é de 107mm, a referência é o bairro São Pedro, que apresenta o maior volume acumulado. A média histórica para o mês de outubro em Brusque é de 148mm.
Ainda segundo a Defesa Civil, o rio já chegou a 5,30 metros às 15h. No inicio da tarde, quando o coordenador, Edevilson Cugik, havia previsto a saída da calha, o rio estava com 3m92.
A via já foi fechada e está devidamente sinalizada, a Defesa Civil de Brusque continua monitorando. Para esta época do ano o rio Itajaí-Mirim tem a média de 1m. O grande volume de chuva das últimas horas, principalmente nas cidades de Guabiruba e Botuverá fizeram com o rio subisse ainda mais.
Até o momento a cidade apresenta ocorrências pontuais, com alagamentos e deslizamentos, essas ocorrências estão em levantamento.
Há o alerta principalmente para a população que mora próximo a taludes e áreas de risco, por causa do risco de deslizamento, já que ocorre um período prolongado de chuva e o solo está encharcado, com isso há sempre ocorre o risco de deslizamento.
O vídeo foi registrado pela leitora Ivete Fidelis.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: