VÍDEO – Sociedade do Pelznickel lança animação que mostra a origem da tradição de Guabiruba
Projeto foi desenvolvido com recursos da lei Aldir Blanc
Projeto foi desenvolvido com recursos da lei Aldir Blanc
A Sociedade do Pelznickel lançou uma animação que conta a origem da tradição, tão presente no Natal de Guabiruba. O projeto foi viabilizado por meio da lei Aldir Blanc, conta o presidente da Sociedade, Fabiano Siegel.
Segundo ele, a ideia surgiu há mais de três anos. A Sociedade chegou a orçar, mas não havia verba suficiente para a produção, por isso foi colocado no projeto pela lei Aldir Blanc.
“É um projeto antigo para explicar melhor como a tradição chegou em Guabiruba. As pessoas pensam que foi inventada, mas foi trazido pelos nossos imigrantes, e o desenho animado é bem acessível”, destaca.
Siegel informa que o projeto elaborado pela Sociedade contemplou duas animações, dois Pelznickels em tamanho natural e imagens dos personagens em pontos turísticos de Guabiruba. O recurso recebido foi de R$ 30 mil.
Segundo o presidente, a empresa contratada foi a Agência Size, de Blumenau, que desenvolveu tanto a animação quanto o áudio.
Ele ressalta que a Sociedade já tinha um roteiro pré-definido para a realização da animação. “Eu escrevi para a empresa saber como fazer, e fomos ajustando os desenhos e um pouco as palavras para casar com o desenho”, informa.
O próximo vídeo será sobre o personagem já em Guabiruba, dentro da cidade. “Irá mostrar como ele perdura até hoje, quem são os personagens, falamos um pouco de cada um”, destaca.
Siegel informa que o segundo vídeo ainda não está pronto por conta da Covid-19, mas deve ficar pronto dentro de 30 dias. A sociedade também quer produzir o áudio de ambos os vídeos em alemão e inglês, com legenda, “O alemão vamos gravar com uma pessoa de Guabiruba, só falta a data para gravar”.
Nesta semana, ainda sem data definida, alguns membros da Sociedade irão até a Prefeitura de Guabiruba para prestar contas do recurso recebido e também apresentar o primeiro vídeo concluído.
A contrapartida é entregar cópias do material para o poder público, que pode destinar para as escolas do município. Além disso, as estátuas do Pelznickel irão ficar na frente da Pelznickelplatz, disponíveis para visitação.
De acordo com ele, a Sociedade também recebeu o valor de R$ 60 mil, por meio do prêmio estadual de reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc. “Nós identificamos tudo o que já fizemos nos últimos anos com vídeos, jornais e depoimentos”.
O valor está livre para ser aplicado em projetos futuros, e Siegel informa que a Sociedade já está discutindo a utilização do prêmio.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: