VÍDEO – Tradição de mais de duas décadas: veja o presépio de Paulo Demarche, no Santa Rita
Ele, a esposa e a filha mantêm viva a tradição de Natal no terreno da família
Ele, a esposa e a filha mantêm viva a tradição de Natal no terreno da família
A tradição de mais de duas décadas da montagem do presépio natalino de Paulo Demarche, 82, segue firme e forte. Ele e a esposa, Erica Dolores Demarche, 81, junto com a filha, organizaram, mais uma vez, diversos cenários no terreno de casa, que fica no Santa Rita, em Brusque.
Este é o 23º ano que Paulo, que já fez trabalho como Papai Noel, e a família organizam o presépio natalino no terreno da casa. Os cenários são cercados por muita natureza, que faz parte da decoração, e são feitos com amor, para manter a ligação sentimental com o Natal. É uma tradição familiar, conta Paulo.
“Uma área como essa, dentro de Brusque, ninguém tem. É tudo árvore, no meio da natureza. Tudo é decoração. O presépio é facílimo de fazer, mas tem que ter amor pelo que faz e ter atenção ao detalhe, tem que prestar atenção no acabamento. Para mim, isso não tem preço. Eu faço porque a família gosta e me lembra de quando eu era criança”.
Além de um presépio principal e outro secundário, eles ainda decoraram uma espécie de mini museu, um mini sítio e ainda um lago com adereços natalinos e quase 300 lâmpadas. E cada detalhe tem um significado.
“Para fazer o presépio, se baseia em uma casa de interior e um rancho grande. É preciso de animais, de alimento para eles. Tem a lamparina, que era usada antigamente para iluminar, o poço, que abastecia água para todos eles. Tem também o lago, que representa o ribeirão para os animais”.
A decoração e também a música natalina chama a atenção de muitos que passam pela rua Vitório Demarche, 113, que param para olhar, mas também registrar em fotos e conversar com o casal sobre toda a decoração montada e ficam admirados com o capricho.
“As pessoas me perguntam qual o segredo dessa área tão maravilhosa e eu digo que é a união da família. Todos os meus quatro filhos me incentivam”.
O presépio foi montado no início do mês e ficará até o dia 26 de dezembro, quando as estruturas serão desmontadas, os enfeites retirados e guardados no porão da casa, onde ficarão organizados até que o Natal se aproxime outra vez em 2022, e Paulo reacenda a magia da época.
“Eu, minha esposa e minha filha levantamos às 4h30 e começamos a recolher, tem um espaço para guardar. Meu amigo, que a gente contratou, vem aqui, desmonta a casinha e guarda tudo. No ano que vem, é remontado e remodelado”.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: