X
X

Buscar

Vigilância confirma primeiro caso de chikungunya em Brusque

Mulher de 59 anos contraiu o vírus na Bahia, em janeiro

No começo desta semana foi confirmado o primeiro caso de chikungunya, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, em Brusque. A paciente, uma mulher de 59 anos, adquiriu o vírus em Buerarema, no Sul da Bahia, portanto, o caso é considerado importado pelo órgão. Até o momento, Brusque não registra nenhum caso autóctone (contraído dentro do município) da doença.

A mulher ficou por 20 dias no Nordeste e voltou com febre alta, dores. inchaço nas articulações e manchas avermelhadas na pele. Ela realizou uma consulta no início de fevereiro numa Unidade Básica de Saúde (UBS), quando o médico infectologista já suspeitou que ela poderia ter adquirido o vírus.

Na ocasião, a Vigilância Epidemiológica da cidade foi notificada e começou a averiguar o caso. Foi encaminhado no dia 2 do mês passado a amostra do exame para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC), em Florianópolis. O resultado, no entanto, chegou somente na última segunda-feira, 29.

A Vigilância afirma que o estado de saúde da paciente é estável e que ela está sendo acompanhada pelo infectologista do órgão. O médico avaliará qual será o melhor tratamento para amenizar a febre e a dor da mulher.

Em Brusque, ainda há nove casos suspeitos de chikungunya, dez de zika vírus e cinco de dengue. A Vigilância não tem previsão de quando o resultado dos exames chegará ao município.