Vigilância em Saúde de Brusque monitora caso de escorpião no bairro Primeiro de Maio
Um morador precisou ser hospitalizado após sofrer uma picada no interior de sua residência
Um morador precisou ser hospitalizado após sofrer uma picada no interior de sua residência
O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Brusque está em alerta após o aparecimento de um escorpião no bairro Primeiro de Maio.
Um morador precisou ser hospitalizado após sofrer uma picada no interior de sua residência. A suspeita é que seja um filhote da espécie Tityus Serrulatus, conhecido popularmente como escorpião amarelo.
O aracnídeo foi recolhido e será encaminhado para o Laboratório Central da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina para análise.
Segundo a diretora do órgão, enfermeira Alícia Maria de Andrade Fagundes, ainda na sexta-feira, técnicos e um veterinário estiveram no local da ocorrência, orientando moradores e vizinhos sobre as medidas de prevenção.
“Recomendamos aos moradores para evitar o acumulo de entulhos e lixo, que atraem ratos e baratas e, consequentemente, animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e cobras. O ideal é manter o terreno limpo e redobrar a atenção. Até mesmo verificar sapatos e roupas antes de usá-las para se evitar acidentes”, declara.
Como o escorpião possui hábitos noturnos, a Vigilância já estuda uma ação a noite, com o auxílio de uma luz negra, para tentar identificar e capturar outros animais.
Em caso de aparecimento a recomendação é chamar o Corpo de Bombeiros e comunicar o fato as autoridades epidemiológicas pelo telefone (47) 3110 1001.