Vigilância em Saúde de Brusque monitora caso de escorpião no bairro Primeiro de Maio
Um morador precisou ser hospitalizado após sofrer uma picada no interior de sua residência
O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Brusque está em alerta após o aparecimento de um escorpião no bairro Primeiro de Maio.
Um morador precisou ser hospitalizado após sofrer uma picada no interior de sua residência. A suspeita é que seja um filhote da espécie Tityus Serrulatus, conhecido popularmente como escorpião amarelo.
O aracnídeo foi recolhido e será encaminhado para o Laboratório Central da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina para análise.
Segundo a diretora do órgão, enfermeira Alícia Maria de Andrade Fagundes, ainda na sexta-feira, técnicos e um veterinário estiveram no local da ocorrência, orientando moradores e vizinhos sobre as medidas de prevenção.
“Recomendamos aos moradores para evitar o acumulo de entulhos e lixo, que atraem ratos e baratas e, consequentemente, animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e cobras. O ideal é manter o terreno limpo e redobrar a atenção. Até mesmo verificar sapatos e roupas antes de usá-las para se evitar acidentes”, declara.
Como o escorpião possui hábitos noturnos, a Vigilância já estuda uma ação a noite, com o auxílio de uma luz negra, para tentar identificar e capturar outros animais.
Em caso de aparecimento a recomendação é chamar o Corpo de Bombeiros e comunicar o fato as autoridades epidemiológicas pelo telefone (47) 3110 1001.