X
X

Buscar

Vigilância Epidemiológica confirma primeiro caso de Influenza A de Brusque em 2018

Vírus estava passando por processo de identificação até esta terça-feira, 8, conforme Dive

Uma criança de nove anos tem o primeiro caso confirmado de Influenza A em Brusque no ano de 2018. O vírus é do subtipo H3N2, identificado na tarde desta terça-feira, 8, e o caso consta no boletim informativo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina publicado na última segunda-feira, 2. Na data de divulgação do boletim, o subtipo ainda não identificado.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Brusque, Natália Marchi, a criança de 9 anos que contraiu o vírus havia ido para Florianópolis realizar um exame de fígado, devido a comorbidades (doenças simultâneas que se potencializam entre si) que já possuía. “Neste período em que ela esteve em Florianópolis para internação e biópsia do fígado, apresentou sinais e sintomas de gripe, e o caso foi confirmado”, explica Natália.

Dia D de vacinação
A maior mobilização no combate à doença deverá acontecer neste sábado, 12, no Dia D da Campanha de Vacinação contra Influenza, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Brusque. Para receber a imunização é necessário levar cartão do SUS, documento de identificação e carteira de vacinação. Professores, que também fazem parte dos grupos prioritários, devem apresentar uma declaração da instituição em que atuam para confirmar o exercício da profissão.

O público-alvo da campanha é composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres em fase pós-parto) até 45 dias, trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas com mais de 60 anos, professores, portadores de doenças crônicas, população privada da liberdade e funcionários do sistema prisional. Crianças menores de dois anos levam duas doses. A meta do município é vacinar 29.028 pessoas em 2018, num total de 90% do público-alvo. A vacina imuniza contra Influenza A (H1N1, H3N2) e B.