Vigilância epidemiológica de Brusque recebe premio nacional

Município foi o único da região sul premiado na categoria

Vigilância epidemiológica de Brusque recebe premio nacional

Município foi o único da região sul premiado na categoria

A Vigilância Epidemiológica de Brusque recebeu um prêmio na 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de doenças, a ExpoEPI, em Brasília. O município é o único da região sul, na categoria com mais de 100 mil habitantes, a receber a premiação.

O prêmio reconhece que Brusque apresenta indicadores favoráveis relacionados a sistemas de informações, ações e resultados.

Com relação ao sistema de informações, destaca-se a proporção de nascidos vivos no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e proporção de óbitos no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Em ações, o município se destaca pela proporção de vacinas selecionadas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da Criança, principalmente por ter alcançado a cobertura.  Além disso, atingiu o mínimo de 80% dos imóveis visitados para o controle do Aedes aegypti.

Nos resultados, Brusque é destaque na taxa de mortalidade prematura por Doenças Não Transmissíveis (DCNT), taxa de incidência de sífilis congênita em menores de um ano por mil nascidos vivos, taxa de incidência de tuberculose por 100 mil habitantes e proporção de cura.

Humberto Fornari, secretário de saúde de Brusque, fala da satisfação que é receber o prêmio, parabeniza a Vigilância Epidemiológica e destaca os números do município. “Temos muito a agradecer e parabenizar a equipe por tudo que foi desenvolvido e trabalhado naquele momento. Nos índices de vacinação nós alcançamos, em todos eles, acima de 93%. Estamos bastante alegres e satisfeitos com os resultados apresentados pela Vigilância. E quem ganha com isso é a população”.

A ExpoEPI

A ExpoEPI foi criada em 2001 para divulgar e premiar os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (Sus) em todo o país que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e outros agravos de importância para a saúde pública. Além de inspirar outras iniciativas pelo país.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo