Mais do que beber um bom vinho, na Vinícola Girola, em Nova Trento, é possível viver uma experiência cultural, e conhecer todos os processos da produção dos engarrafados. Já na 5ª geração da família Girola, o aroma, sabor e qualidade são marcas que perpetuam há mais de um século.

Vindo de Trento, na Itália, em meados de 1875, Jacinto Girola fixou residência no vilarejo que hoje é chamado de Vígolo, em Nova Trento. Para suprir a saudade da terra natal, iniciou a vitivinicultura para consumo próprio e festas da família. A tradição passou para a segunda geração, de Antônio Girola.

Com o tempo, o marcante sabor do vinho ficou conhecido e procurado pelo povo da cidade. Foi então que João Manoel Girola, já na terceira geração, iniciou uma pequena comercialização.

Vendo o exemplo do pai, Laerci Girola decidiu seguir a tradição familiar e iniciou a empresa Vinícola Girola, incorporando tecnologia, informatização do trabalho, ampliações e especializações na área de vitivinicultura.

Agora, na quinta geração, o jovem Willian Girola, aos 22 anos, já possui formação em enologia, para somar ainda mais no empreendimento da família.

Da uva ao vinho

Para manter a tradição italiana, a família possui cerca de 7 mil pés de uva próximos à Vinícola. Entretanto, como é uma quantidade pequena, na temporada da fruta ela é vendida in natura na loja da Vinícola.

Para a produção dos vinhos Girola, as uvas são vindas de Pinheiral, Major Gercino e outra parte do Rio Grande do Sul. A proprietária Tânia Girola explica que como a uva dá apenas uma vez ao ano, os meses de produção do vinho são de janeiro a março.

As uvas utilizadas para a fabricação dos vinhos Girola são: bordô e niagara, para os vinhos de mesa. Já os vinhos finos contam com as uvas cabernet sauvignon, merlot, moscato, tannat e chardonnay.

Café colonial

A Vinícola Girola possui um café colonial para atender aos visitantes. São mais de 40 opções de doces e salgados no buffet, produzidos por duas chefs de cozinha graduadas. “Buscamos sempre trazer novidades, mas sempre puxando para o sabor italiano”, diz Tânia.

O buffet é oferecido a quilo ou livre, e funciona apenas aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Entretanto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, é possível ainda saborear o café expresso, com diversas opções de bolos, doces e salgados.

Lançamentos

A Vinícola Girola lançou recentemente duas novas opções de vinhos finos que homenageiam os patriarcas da família. O chardonnay foi elaborado para homenagear a matriarca Gioconda Girola.

Com uma coloração amarelo-dourado, possui um sabor frutado intenso, leve, com baixa acidez. Perfeito para harmonização com frutos do mar, peixes grelhados, carnes brancas e queijos leves.

Já o tannat foi criado em homenagem ao patriarca João Girola. Possui coloração rubi intenso, com um sabor marcante e notas amadeirado. Harmoniza bem com carnes vermelhas e de caça, além de queijos.

Degustação de vinhos

Com um enólogo formado na família, Tânia revela que a Vinícola oferece também a degustação de vinhos para grupos. “As pessoas podem fazer a reserva, escolher quais vinhos gostariam de degustar e preparamos um ambiente agradável para o grupo”, diz.

Durante a degustação, o enólogo esclarece todas as dúvidas e orienta sobre a harmonização dos vinhos.

Visitação guiada

Na Vinícola Girola é possível degustar dos melhores vinhos da marca, saborear um delicioso café colonial, adquirir produtos artesanais da loja e ainda participar de uma visita guiada por toda a fábrica.

A visita é gratuita e passa por entre os tonéis de vinho de mais de 50 mil litros, na sala de engarrafamento, e ainda na cave. Por fim, os visitantes são convidados a uma degustação gratuita de vinhos e produtos.

CONTATO
Rua Madre Paulina, 2379, bairro Vígolo, Nova Trento
(48) 3267-0709 (WhatsApp) | 3267-1017
[email protected]