Mais do que beber um bom vinho, na Vinícola Girola, em Nova Trento, é possível viver uma experiência cultural, e conhecer todos os processos da produção dos engarrafados. Já na 5ª geração da família Girola, o aroma, sabor e qualidade são marcas que perpetuam há mais de um século.
Vindo de Trento, na Itália, em meados de 1875, Jacinto Girola fixou residência no vilarejo que hoje é chamado de Vígolo, em Nova Trento. Para suprir a saudade da terra natal, iniciou a vitivinicultura para consumo próprio e festas da família. A tradição passou para a segunda geração, de Antônio Girola.
Com o tempo, o marcante sabor do vinho ficou conhecido e procurado pelo povo da cidade. Foi então que João Manoel Girola, já na terceira geração, iniciou uma pequena comercialização.
Vendo o exemplo do pai, Laerci Girola decidiu seguir a tradição familiar e iniciou a empresa Vinícola Girola, incorporando tecnologia, informatização do trabalho, ampliações e especializações na área de vitivinicultura.
Agora, na quinta geração, o jovem Willian Girola, aos 22 anos, já possui formação em enologia, para somar ainda mais no empreendimento da família.