Vinte equipes participam do Amador de Futebol de São João Batista em 2019

Competição inicia neste fim de semana, no Estádio Valério Gomes Neto

Vinte equipes participam do Amador de Futebol de São João Batista em 2019

Competição inicia neste fim de semana, no Estádio Valério Gomes Neto

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo de 2019 inicia neste fim de semana, em São João Batista. Sete equipes disputarão o título da primeira divisão do campeonato e outras 13 na segunda divisão. A cerimônia de abertura ocorre no sábado, 23, às 15h, no Estádio Valério Gomes Neto.

Logo em seguida, às 16h, haverá o jogo inaugural do campeonato, entre o atual campeão, Juventude Futebol Clube, e o vencedor da divisão de acesso de 2018, Clube de Futebol Real São João. A rodada segue no domingo, 24, com mais dois jogos. A divisão de acesso terá início no fim de semana seguinte, no sábado, 30.

Uma das mudanças da competição neste ano é que praticamente todas as partidas acontecerão no Estádio Valério Gomes Neto.

Em cada fim de semana ocorrerão nove jogos, sendo dois da primeira e dois da segunda divisão aos sábados, e dois da primeira divisão e três da segunda aos domingos. Os horários dos jogos são às 14h e 16h, e no domingo um deles ocorre às 10h. Eles acontecerão simultaneamente nos dois campos: Estádio Valério Gomes Neto e no Cristóvão Reinert dos Santos.

A organização do campeonato é feita pela Fundação Batistense de Esportes (Fube) que contrata, por meio de licitação, a equipe de arbitragem – neste ano é a Associação Catarinense de Arbitragem.

O campeonato que inicia este fim de semana tem a grande final da primeira divisão marcada para dia 8 de junho. Já a segunda divisão disputa a final no dia 22 do mesmo mês.

Busca pela vitória
Há 20 anos o Juventude Futebol Clube participa das competições realizadas no município e está no topo do ranking de equipes com mais títulos conquistados. Desde então, já foram 14 finais disputadas com 11 títulos garantidos, sendo oito deles no municipal, dois na Super Copa e um pela Copa Chalé.

O presidente fundador da equipe, José João Regis Filho, o Zequinha, conta que todos os anos são realizadas alterações no time para manter o bom rendimento dentro de campo. “Temos um patamar de exigência de sermos campeões, por isso precisamos ter jogadores nesse nível”.

Para garantir o bom resultado, a equipe realiza dois treinos semanais. “Cada campeonato que realizamos, para mim é como se fosse o primeiro. Eu visto a camisa 365 dias no ano. É meu maior hobby e minha família sabe, tanto que criei duas filhas dentro do time e que defendem também com unhas e dentes”, comenta.

Quinta retorna à competição
Após dois anos sem disputar o amador no município, a Sociedade Desportiva Quinta retorna à disputa pela segunda divisão. Com dez anos de fundação, a equipe foi criada por um grupo de amigos para disputar os campeonatos de futsal e futebol society na região.
No campeonato municipal participou de várias edições nas duas divisões, sendo vice-campeã na segunda divisão em 2013.

Agora, retorna à competição por desejo da diretoria, atletas e torcida, motivados pela paixão no futebol. O presidente da equipe, Marcelo Xavier, diz que, apesar das dificuldades em fazer o futebol amador na cidade, conseguiram montar uma equipe competitiva. “Vamos brigar pelo topo da tabela”, garante.

Equipe Nova
A segunda divisão contará com uma nova equipe neste ano. A Braddock Futebol Clube surge por meio de um grupo de WhatsApp entre amigos que sempre acompanham o campeonato, mas que desta vez queriam se envolver mais e participar de perto.

O presidente João Marcos Silveira explica que o time é jovem e muitos jogadores disputarão pela primeira vez o campeonato. Porém, conseguiram mesclar com outros atletas mais experientes para agregar à equipe.

“Sabemos que essa é uma série B dificílima. Me arrisco a dizer que será uma das melhores e de mais alto nível dos últimos tempos, porém, sabemos do nosso e queremos sim, buscar a classificação para a fase mata-mata, sempre respeitando muito os nossos adversários”. Serão 22 atletas compondo o elenco do time.

Fórmula de disputa
Na primeira fase, as sete equipes jogam todas contra todas, em turno único. As quatro primeiras se classificam para as semifinais, na qual o primeiro colocado enfrenta o quarto, e o segundo enfrenta o terceiro.

As semifinais são disputadas em dois jogos, com vantagem do empate para as equipes com melhor campanha. Os vencedores avançam para a final, que também acontece em dois jogos.

Na final, em caso de empate na soma dos resultados, o campeão será definido nos pênaltis. Os dois últimos colocados serão rebaixados neste ano.

Os campeões

Juventude Futebol Clube – 5 títulos
Cardoso – 3 títulos
Atlético Batistense – 2 títulos
Jardim São Paulo – 1 título
Via Scarpa – 1 título

*Dados de 2007 a 2018 repassados pela Fube

Primeira Rodada

Data A X Local
Jogo 1 Juventude Futebol Clube X C. F. Real São João Estádio Valério Gomes Neto
Sábado, 23
15h
Jogo 2 Laranja Mecânica F. C. X Arataca F. C. Estádio Valério Gomes Neto
Domingo, 24
14h
Jogo 3 S. E. Fernandes E. C. X A. A. Batistense Estádio Valério Gomes Neto
Domingo, 24
16h