X
X

Buscar

Visitas à Biblioteca Pública Ary Cabral tem aumentado significativamente

Número de empréstimos dobrou de fevereiro para março deste ano

O Dia Mundial do Livro, 23 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para homenagear os escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que teriam morrido neste dia, em 1616. Ainda que alguns pesquisadores afirmem que eles não morreram no mesmo dia (Cervantes morreu dia 22 e foi enterrado dia 23 e Shakespeare morreu dia 3 de maio), a data continua sendo celebrada por todos que têm apreço pela literatura.

Em Brusque o endereço certo para quem gosta de ler é a Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral. Lá, um acervo de 23 mil títulos está a disposição da população todos os dias, e ali se percebe que o interesse dos brusquenses pelos livros e pela leitura aumenta. Em março, o número de empréstimos chegou a 450, mais que o dobro do registrado em fevereiro. “Temos uma movimentação significativa na biblioteca, tanto na pública quanto nas escolares, mas ainda pode aumentar”, afirma uma das bibliotecárias responsáveis, Suzana Mafra.
Ela explica que com a internet o perfil da biblioteca pública e dos frequentadores mudou significativamente. “Há 10 anos, boa parte do nosso atendimento era para pesquisa. Hoje temos uma quantidade de pessoas ainda pesquisando porque a informação no impresso é reconhecida, mas percebemos que da movimentação de pessoas que passam aqui, 80% é para empréstimo de livros”.
Vamos à biblioteca
Toda quarta-feira as escolas do município fazem uma visita à biblioteca para conhecer a estrutura do local. O objetivo do projeto é estimular a leitura multidisciplinar, através do desenvolvimento de atividades de literatura, teatro, artes, cinema e contação de histórias. Promover o contato dos usuários com as diversas formas de leitura, para estimular o hábito da leitura. “Temos um calendário e cada semana é a vez de uma escola. Eles passam por todos os procedimentos, assistem uma sessão de cinema, participam de atividades de artes visuais, conhecem o acervo, para eles ficarem inseridos na leitura, conhecerem todos os tipos de leitura que eles podem ter”, diz Kátia.
Além do projeto “Vamos à Biblioteca”, o ponto da leitura, na Praça Sesquicentenário também é um incentivo à população. “É uma biblioteca de acesso livre, as pessoas podem pegar o livro, sem controle. Fazemos o abastecimento e todo acervo é doação. A ideia é colocar mais alguns pontos na cidade, é um projeto que deu muito certo”, afirma Suzana.
Serviço
Quem quiser emprestar um livro é preciso ir até a biblioteca e se cadastrar. O empréstimo é gratuito. A biblioteca atende todos os dias das 8h às 20h sem fechar para o almoço. O atendimento também pode ser feito pelo e-mail: bibliotecapublica@brusque.sc.gov.br ou pelo telefone 3396-8113
> Confira a matéria completa na edição do Jornal Município Dia a Dia de terça-feira, 23 de abril.