A patologia é a base da medicina, afinal qualquer médico precisa de diagnósticos confiáveis para tratar uma doença. Em Brusque e região, pacientes e médicos podem contar com o Vitalab Diagnósticos, laboratório que possui certificação do Programa de Controle de Acreditação e Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).
A acreditação da SBP é uma importante e rigorosa certificação que garante que o Vitalab segue parâmetros internacionais para elaborar os laudos de seus pacientes. O laboratório recebeu o selo da Sociedade em outubro do ano passado, após uma extensa avaliação feita por profissionais que fazem parte até mesmo de instituições norte-americanas.
“Para obter a certificação, temos que seguir os padrões de qualidade não só da estrutura física do laboratório, mas também de processos e de técnicas”, explica a médica patologista Karla Patrícia Casemiro, responsável técnica pelo Vitalab e fundadora.
O investimento para conquistar o selo da Sociedade Brasileira de Patologia foi alto, mas, segundo Karla, vale a pena para mostrar à população que o serviço realizado é confiável.
O Vitalab é o único laboratório patológico cujos laudos são elaborados somente por médicos especialistas na cidade. Além de Karla, a médica patologista Beliza Loos também atua nas análises.

Constante aprimoramento

O selo da SBP é resultado de um longo processo. Desde 1999, quando foi fundado, o laboratório tem se modernizado. Não só na parte física, com equipamentos mais novos, mas principalmente na renovação de conhecimentos.
Karla destaca que constantemente ela e Beliza participam de congressos, seminários e eventos de medicina patológica. Recentemente, a médica esteve no Canadá.
Os grandes nomes da medicina no mundo estão nestes eventos. Neles, são repassadas, em primeira mão, informações sobre novas classificações e outras pesquisas sobre cânceres e outras doenças.

Essa contínua reciclagem de conhecimentos é colocada a serviço do paciente no momento da análise de um tecido, conforme destaca Beliza. Ela ressalta que os laudos são sempre feitos baseados nos mais novos parâmetros patológicos utilizados no mundo.
As demais profissionais do Vitalab também passam por treinamentos periódicos, para que tenham as informações mais recentes com relação à patologia.

Serviços modernos

O Vitalab trabalha na área de anatomopatologia e citopatologia. Os nomes são complicados, mas traduzindo significa que o laboratório é especializado em analisar e diagnosticar se tecidos e líquidos que são retirados do corpo humano possuem células cancerosas ou não.
Um exemplo prático: o Vitalab analisa tecido retirado da mama em biópsia, para verificar se existe um câncer. O mesmo vale para outros tipos de neoplasia.
A área geográfica de atuação do laboratório é vasta. No particular ou convênios, atende médicos e pacientes do Médio Vale e do Vale do Rio Tijucas. Pelo SUS, também presta serviço para Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento e Gaspar. Isso demonstra que a empresa é uma referência em toda a região.

“Hoje, o que há de mais moderno no Brasil nós podemos oferecer”, afirma a médica responsável pelo laboratório brusquense. O que não existe dentro do espaço em Brusque o Vitalab conta com parceiros noutros municípios.

Atendimento humano

“Procuramos fazer o nosso melhor para o paciente. Vemos cada amostra como uma pessoa, não como um tecido. Procuramos pensar nas consequências daquele diagnóstico para o paciente”, diz Karla.
O atendimento humanizado é um diferencial do Vitalab. Beliza destaca que quando um caso mais grave precisa de diagnóstico, é feito mais rapidamente. O paciente tem pressa e o Vitalab busca atender essa necessidade, sempre com respeito aos padrões de qualidade que o levaram a se tornar referência em patologia.

Visite ou ligue
Rua Vereador Guilherme Niebuhr nº 101 – Centro
47 3351-0667
47 3396-7486
[email protected]
vitalabdiagnosticos.com.br