“Você é morador da rua?”: perfil da Prefeitura de Brusque no Instagram questiona moradores que cobram asfalto; veja explicação

Publicação que moradores cobram asfalto é sobre drenagem em ruas do bairro Rio Branco

“Você é morador da rua?”: perfil da Prefeitura de Brusque no Instagram questiona moradores que cobram asfalto; veja explicação

Publicação que moradores cobram asfalto é sobre drenagem em ruas do bairro Rio Branco

O perfil no Instagram da Prefeitura de Brusque respondeu comentários de moradores que cobraram asfalto da seguinte forma: “Você é morador da rua?”. Além disso, em outra resposta, a prefeitura escreveu: “Você é morador da rua? Morando em Portugal”.

A publicação que gerou as cobranças por asfalto por parte dos moradores foi divulgada na sexta-feira, 22. Trata-se de uma postagem sobre obras de drenagem em ruas do bairro Rio Branco. Quatro ruas são mencionadas. Os comentários foram respondidos nesta segunda-feira, 25.

Os comentários respondidos são: “Asfalto, um sonho inalcançável”; “Ok, asfalta isso. Vergonha mostrar uma obra mal acabada… Já era para essa cidade ser toda asfaltada! Sinceramente… Não anda nada aqui”; e “E o asfalto, nada ainda?”.

Um dos perfis que comenta na publicação leva o nome “@morandoportugal”. Dos três comentários respondidos questionando se a pessoa mora na rua, este é o único em que o nome do perfil é mencionado duas vezes. “@morandoportugal Você é morador da rua? Morando em Portugal”.

Secom se manifesta

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) se manifestou sobre os comentários após ser procurada pela reportagem de O Município. Especificamente na resposta ao perfil @morandoportugal, a secretaria informou que trata-se de um “bug” ao responder comentários na plataforma Meta, “quando o perfil do usuário é reescrito ao final da mensagem”.

No entanto, o nome do perfil não foi repetido da forma exata, pois o perfil é escrito da seguinte forma, se for separado: “Morando Portugal”. Na repetição do nome do perfil pela prefeitura, foi escrito: “Morando em Portugal”.

A secretaria informou que é “reconhecida pelo trato com o cidadão nas redes sociais” e que “não faz sentido cogitar que essa filosofia fosse mudar de uma hora para a outra”.

A pasta justificou que a intenção da pergunta nas respostas dos comentários era esclarecer se a rua das pessoas que comentaram estava ou não dentro do programa de pavimentação comunitária”. Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Brusque é reconhecida pelo trato com o cidadão nas redes sociais, e não faz sentido cogitar que essa filosofia fosse mudar de uma hora para outra para, supostamente, responder acintosamente cidadãos brusquenses que, legitimamente, cobram por serviços.

Das quatro ruas contempladas pelos serviços de drenagem na referida localidade do Rio Branco, uma delas já aderiu ao programa de Pavimentação Comunitária, enquanto as outras três ainda carecem de adesão contratual.

Logo quando fizemos a publicação sobre o serviço de drenagem, várias pessoas começaram a cobrar a pavimentação asfáltica. Portanto, a abordagem inicial do perfil da Prefeitura de Brusque (que, diga-se de passagem, responde a maioria absoluta dos comentários e directs que chegam para tentar solucionar os problemas e demandas do cidadão) objetivou, NADA MAIS, NADA MENOS, do que segmentar os moradores das quatro ruas, para poder, em ato contínuo, esclarecer se a rua delas estava ou não dentro do programa de pavimentação comunitária.

Em relação ao perfil do usuário “Morando em Portugal”, esclarecemos que repetir o nome do perfil após o ponto de interrogação não representou nenhuma tentativa de deslegitimação da cobrança do morador, mas sim um “bug” bastante comum ao se responder comentários na plataforma Meta, quando o perfil do usuário é reescrito ao final da mensagem.

Por fim, reiteramos que nunca serão tolerados quaisquer casos de desrespeito com o cidadão, o que, claramente, não foi o caso nesta situação.

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