X
X

Buscar

Você vai deixar tudo pra última hora?

  • Por Like
  • 11/03/2016
  • 15:00

Que atire a primeira pedra aquele que nunca deixou nada pra última hora. Já se tornou praticamente um hábito comum e tem nome! Ele se chama procrastinação, e inicia logo quando acordamos e deixamos aqueles cinco minutinhos a mais na cama para tirar aquela preguiça. O problema é que, com toda essa tecnologia, sempre queremos deixar o importante para mais tarde. Então agora, confira QUATRO momentos em que você já deve ter “deixado tudo pra última hora”.

Provas, trabalhos, exercícios

O ambiente escolar está cheio deles e é quase impossível evitar. São listas de exercícios de matemática, química, biologia; provas de física, história e geografia; trabalhos de sociologia e artes. Ao mesmo tempo, as tentadoras notificações do Facebook e os assovios que indicam mensagens no WhatsApp nos prendem como ímãs de neodímio e nos levam a pensar “mas é só pra semana que vem” ou “deixa que amanhã eu faço”. E isso se prolonga até que, no dia que na véspera da entrega do bendito trabalho, você fica digitando até tarde. No final, você acaba morto de sono e passa o dia seguinte como um zumbi.

Se arrumar agora?

Você tem uma festa pra ir com seus amigos e você sabe disso, porém aquela série da Netflix está tão boa que, quando você percebe, já estão te chamando pra festa. Você chega a ficar até com preguiça de ir, pois ainda tem que tomar banho, escolher uma roupa que sirva e se arrumar. Então você fica no dilema: Atraso-me pra festa ou volto pra Netflix?

E agora, o que dou de presente pra ela?

Comprar presente sempre é uma tarefa difícil. Primeiramente, você tem que imaginar o que a outra pessoa gostaria de ganhar. E é neste momento que você percebe que não a conhece o bastante. Quer saber, o aniversário dela é só na sexta. Como dizia o banco Bamerindus, “o tempo passa, o tempo voa”. Sexta-feira chega, resultando em presentes de última hora. Um livro aleatório, uma caneca, um porta retrato, uma caixa de chocolate…

A conta do celular venceu!

Você sabe aquele aviso no seu celular de que você precisa pagar sua conta ou seu plano seria cortado? O mês já acabou e você já sabe que as suas contas logo vão vencer, mas o caminho até o banco ou até a lotérica parece tão longo que você nem precisa andar para sentir a fadiga em suas pernas. Aí você enfrenta com agonia as filas da lotérica para, no final, sentir aquele alívio por ter conseguido pagar, por mais que fosse nos 42 minutos do segundo tempo.

Não deixe tudo para última hora

Falar assim parece até fácil, entretanto, não é tão difícil quanto parece. Às vezes, por mais estranho que pareça, fazer uma agenda e dividir as atividades ao longo da semana ajudarão para que uma atividade se efetive antecipadamente. E organize sem dó! Estabeleça metas e antecipe suas execuções. É aquele velho ditado de “não deixe para depois o que você pode fazer agora”.

João M Dias Machado – 16 anos – Quimica III, IFSC