Volume de chuva passou de 70 milímetros em Brusque; confira acumulado por bairro
Defesa Civil atendeu ocorrências em cinco bairros neste sábado, 12
Defesa Civil atendeu ocorrências em cinco bairros neste sábado, 12
A Defesa Civil de Brusque registrou seis ocorrências, distribuídas em cinco bairros da cidade, após as chuvas da tarde deste sábado, 12. Duas delas ocorreram no São João. As demais no Steffen, Santa Rita, Paquetá e Águas Claras.
A Defesa Civil de Brusque emitiu em suas redes sociais, assim que recebeu informações do órgão estadual, alerta para a possibilidade de temporal com descargas elétricas, rajadas de vento, granizo e alagamentos pontuais.
O local com a maior quantidade de chuva acumulada foi o Cedro Alto, com 71,8 milímetros registrados, seguido pelo Zantão e Bateas, com 58 e 53,7 milímetros, respectivamente.
Archer destaca que os pontos de alagamentos registrados no órgão foram nos bairros Primeiro de Maio, Santa Rita, Santa Terezinha, Santa Luzia e Centro.
Saiba mais
– Veja vídeos de alagamentos em diversos bairros de Brusque
Conforme Sistema Municipal de Telemetria da Defesa Civil de Brusque, os acumulados de chuva atingiram os seguintes volumes:
Bairro – Volume em milímetros
Cedro Alto – 71,8
Zantão – 58
Bateas – 53,7
Limeira – 48,6
Steffen – 45,7
Poço Fundo – 44,6
Centro – 42
Ele pede atenção da população que reside em áreas de risco devido a quantidade significativa de chuva registrada. “É preciso ter atenção com deslizamentos, uma vez que o Centro Nacional de Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), emitiu alerta com risco moderado para o município após as chuvas”, observa o diretor da Defesa Civil de Brusque, André Cristiano Archer.
Entre as recomendações, a Defesa Civil orienta para que as pessoas fiquem atentas à inclinação de poste e árvores, aparecimento de rachaduras em muros e paredes, bem como qualquer movimento de terra ou rochas próximo a residência.
“Caso ocorra qualquer situação adversa a comunidade pode utilizar o número 199 que é o telefone de emergência”, finaliza o diretor.