X
X

Buscar

Voluntários pretendem retomar restauração do avião do parque Leopoldo Moritz

Reunião entre grupo e prefeitura estabelecerá cronograma de recuperação

Os voluntários encarregados da reforma do avião North American T-6D, do parque Leopoldo Moritz, devem se reunir com representantes da Prefeitura de Brusque para tratar do andamento dos trabalhos. O projeto voluntário foi iniciado em maio do ano passado, mas está parado neste momento.

Na semana passada já houve contatos do grupo com o diretor de Turismo, Norberto Maestri, o Kito. De acordo com o gestor, a tendência é que seja estipulado um cronograma para a execução dos reparos.

Engenheiro e mecânico de aeronaves, Rogério Barbosa Nobrega é um dos idealizadores da iniciativa e deve estar de volta à cidade no início de junho. A ação foi intitulada de Projeto T-6. Integram o projeto também os pilotos Marcelo da Silva e Manoel Henrique.

Segundo ele, o monomotor é representativo para boa parte dos amantes da aviação, já que era utilizado para treinamentos da Força Aérea Brasileira. Um dos integrantes do grupo de voluntários chegou a voar em um avião do tipo durante sua formação.

Leia:
MP-SC processa Prefeitura de Brusque por falta de concurso público para Fundação Cultural

Dívida do Brusque FC tem aumento de quase 300%, mas clube está entre menos endividados

Desde o ano passado, o grupo buscava materiais para fazer a restauração do avião, instalado no município ainda na década de 1960. Além dos itens para fazer a fixação da asa direita, eles também precisarão remover a tinta para avaliar das áreas afetadas pela corrosão. “Têm pontos ali que não tem como recuperar e vamos ter que adaptar, com outros tipo de material”.

A iniciativa de propor a restauração também foi influenciada pelo filho e pela esposa. Segundo Nobrega, a intenção do grupo era dar andamento aos trabalhos o quanto antes, mas a demora para a instalação dos andaimes necessários, a necessidade de uma viagem para um curso no exterior e o aumento da demanda profissional acabaram adiando o projeto.

Atenção ao parque
A estrutura interna do parque Leopoldo Moritz também deve passar por uma avaliação nos próximos dias. Uma equipe composta por servidores da Secretaria de Obras está sendo formada para acompanhar a manutenção de espaços públicos de Brusque e a área está entre os focos dos trabalhos.

Quem circula pelo local percebe a necessidade de manutenção na falta de pintura de alguns pontos, de equipamentos quebrados e na ponte do lago, que está deteriorada. Para passar de um lado para outro pela estrutura pênsil, os pedestres precisam cuidar com as irregularidades das madeiras usadas para fechar os buracos.

De acordo com o diretor-geral da Secretaria de Obras, Nik Imhof, o setor assumiu a gestão dos espaços recentemente e o levantamento é necessário para conhecerem melhor as demandas.

Leia:
Caminhoneiros aderem à greve nacional e fazem manifesto na rodovia Pedro Merizio

Brusque está sem médicos em postos de saúde de cinco bairros

Até a transferência, o serviço era responsabilidade do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI). “Realmente, não acompanhávamos estes serviços e agora que vamos ter uma base para trabalhar”.

O trabalho, segundo ele, também servirá para conhecer os materiais necessários para colocar os parques nas condições consideradas adequadas. Parte dos itens, utilizados nas estruturas dos brinquedos, devem precisar de licitação para serem adquiridos e o restante será aproveitado dos depósitos da prefeitura.