Voluntários realizam melhorias no espaço do Lar Sagrada Família
Equipe do Projeto Ame arrecadou materiais para efetuar reformas no abrigo; mutirão ocorreu no dia 30
O Lar Sagrada Família recebeu, no final do mês de junho, uma equipe de voluntários que se dispôs a fazer reformas e melhorias no jardim e no espaço de brincar das crianças. O mutirão aconteceu no último sábado, 30, e cerca de 15 voluntários colaboraram com as atividades. Além das melhorias no abrigo, a equipe também realizou campanha de arrecadação de itens de limpeza e higiene para doar ao lar.
Leia também:
Brusque é uma das 12 cidades de Santa Catarina com mais casos de Aids
Prefeitura regulamenta uso do pavilhão da Fenarreco; veja preços e normas
Priscila Zimmerman, idealizadora do Projeto Ame, responsável pela revitalização, conta que a ideia surgiu a partir de um grupo de amigas que tinha vontade de ajudar alguma instituição de maneira relevante. “Queremos atuar em três pilares, a campanha, a ação em si e também na conscientização em relação à adoção e famílias acolhedoras.”
Essa foi a primeira atividade proposta pelo grupo que, a princípio, vai atuar focado no Lar Sagrada Família. E Priscila frisa que não foi uma ação isolada: “Vamos ao abrigo duas vezes por mês para fazer brincadeiras, contação de histórias, atividades de culinária com as crianças. Queremos, futuramente, fazer uma hortinha, ter esse contato com as crianças, fazer algo relevante e que deixe um legado para elas”.
A administradora do lar, Silvana Certari dos Santos, diz que o trabalho realizado pelos voluntários foi muito bonito para o abrigo. “Temos muita dificuldade para nos manter. Assim como uma casa, precisa de manutenção o tempo todo. Temos dificuldade em angariar recursos, e quando o grupo veio com a proposta, foi muito bom.”
Foram feitas a pintura do muro, de algumas paredes e o trabalho de jardinagem. Além das voluntárias, três profissionais – um pintor, um eletricista e um jardineiro – doaram seus serviços para ajudar nas melhorias. Colaboraram com a pintura das paredes os artistas Samuel Pinotti e Renate Fuchs.
Leia também:
Loteamento Emma 2 é o principal foco de caramujos africanos em Brusque
Festival Nacional da Cuca terá diversas atrações; confira programação e preços
A equipe trabalhou durante um dia inteiro para terminar as atividades propostas, necessidades que foram identificadas através de conversas com a administração do lar.
Campanha de arrecadação
O projeto, além da ação prática de renovação do espaço do abrigo, buscou parcerias e doações. Priscila conta que não precisou de grandes quantias de dinheiro para os trabalhos: “Fizemos isso tudo com R$ 250. Isso mostra que a mobilização de amigos e de pessoas que querem ajudar compra mais do que dinheiro. Ganhamos muita coisa como doação”.
Além dos profissionais que se voluntariaram para ajudar no sábado, empresas também contribuíram com itens que foram necessários para a reforma, como materiais de construção, por exemplo.