X
X

Buscar

Vote com sensatez!

  • Por Like
  • 10/10/2014
  • 19:52

Dependendo de qual for seu/sua candidato/a, a oportunidade de votar no seu preferido talvez já tenha passado e agora resta a você decidir qual dos dois, ainda concorrendo, trará melhores frutos à nação brasileira como um todo. No município de Brusque, mesmo que não repetido por completo no cenário nacional, foi clara a preferência por um determinado político, pelo menos em âmbito nacional, já que, em âmbito estadual, o povo brusquense, quase que surpreendentemente, se mostrou satisfeito com o atual governo.
Apesar desse grande consenso, é extremamente relevante levantar alguns pontos que possam aprimorar a reivindicação por melhorias antes e após a votação para o segundo turno, independente do vencedor. Pensando num bem melhor para toda nação, precisamos que nosso voto no próximo dia 26 de outubro seja muito sóbrio e consciente, para que possamos, assim, escolher, entre os candidatos possíveis, o melhor representante para nosso país.

 
E como fazer isso da melhor maneira? Bom, primeiramente, devemos deixar de lado todos os nossos “pré-conceitos”, tabus, dogmas e até mesmo raiva, em alguns casos. Nenhuma decisão sensata é tomada de cabeça quente e de olhos e ouvidos tapados. Em seguida, após se libertar de todos os obstáculos que possam impedir a formulação de decisões inteligentes, deve-se, então, analisar as propostas concretas de cada candidato, porque não basta apenas chegar lá, assumindo o cargo algo tem de ser feito, e chegar lá sem nenhum projeto concreto não é o melhor plano de ação.

 
Também é de suma importância pesquisar e ficar atento à honestidade e ética de ambos os candidatos. No entanto, esse ponto não é tão simples quanto aparenta ser, durante as eleições, ainda mais em uma eleição acirrada como essa, qualquer boato ou história vira acusação ao candidato adversário. Cabe a você, eleitor, usar de seu ceticismo nesses momentos, evitando ser influenciado por essas desonestidades intelectuais que podem afetar seu discernimento sobre determinados assuntos.
E, quase que principalmente, na minha opinião, pense mais de uma maneira coletiva e não individual. O Brasil não é apenas o estado, o munícipio ou, até mesmo, o bairro no qual você vive, o Brasil é composto por mais de 200 milhões de brasileiros que talvez tenham problemas e dificuldades maiores que as suas, evite ser egocêntrico nesse momento. De modo óbvio, como, felizmente, vivemos numa democracia, não peço, de maneira alguma, que deixe de lado suas ideologias ou interesses pessoais. Peço apenas que analise tudo de uma visão geral e, novamente, não egocêntrica.

 
Finalizando, não esqueça que as melhorias não virão apenas com o candidato que será eleito, mas também está nas suas atitudes e maneira de tomar decisões. Espero, de coração, como um amante da política, que você exerça sua cidadania da maneira mais sensata e consciente possível. E a partir daí, veremos melhorias reais nas nossas vidas e na política do Brasil. Como “vote consciente” já virou um clichê, desejo que votem com sensatez!

Samuel Wagner Walendowsky – 20 anos – estudante de Direito na UNIFEBE