Vozes e Memória: projeto leva narração de histórias a Brusque, Guabiruba e Botuverá em agosto

Estreia de nove sessões ocorre no dia 2 de agosto

Vozes e Memória: projeto leva narração de histórias a Brusque, Guabiruba e Botuverá em agosto

Estreia de nove sessões ocorre no dia 2 de agosto

Personagens, costumes e histórias que compõem a memória e a identidade de Brusque, Guabiruba e Botuverá entram em cena no espetáculo de narração de histórias Vozes e Memória, que Lieza Neves, Patrícia Souza e Emiliano de Souza apresentam ao longo do mês de agosto pelo projeto homônimo, nos três municípios.

A estreia de nove sessões ocorre no dia 2 de agosto, quarta-feira, às 10h, no CRAS do bairro Limeira. Após a estreia, a montagem segue para outros bairros de Brusque e chega também a Guabiruba e Botuverá.

A duração aproximada de cada sessão é de 50 minutos. O espetáculo é voltado ao público com 14 anos ou mais, porém, não há restrição de faixa etária. A entrada será gratuita em todos os locais.

Proposta

A proposta de Lieza, proponente da iniciativa, é enriquecer o trabalho de sua autoria que resultou, em 2020, no site e no canal de vídeos Vozes e Memória.

“Buscamos valorizar o patrimônio vivo, que possui memória e produz história: o morador da cidade, guardião muitas vezes invisível de características da localidade e de seu tempo”, afirma. “A memória coletiva e individual é fonte de compreensão do passado, do comportamento de grupos sociais, bem como do tempo presente. Mas as memórias partem com as pessoas quando elas deixam de existir. Seu resgate e o compartilhamento contribui para a formação da identidade, no fortalecimento de raízes e se relaciona com a formação cultural, econômica e social de um povo”, defende a artista.

Contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura – Edição 2022, a continuidade do projeto Vozes e Memória é executada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (Processo 2920/2022).

Museu Virtual e outras ações

O projeto contará, ainda, com o lançamento do Museu Virtual do Patrimônio Imaterial de Brusque e Região, marcado para 17 de agosto, no Museu Casa de Brusque.

O portal será alimentado com o conteúdo escrito das entrevistas, organizado em quatro temáticas: Causos, Tradições, Personagens e Sabores.

Esses mesmos tópicos orientaram a produção de quatro vídeos inéditos a serem publicados no canal do projeto no Youtube a fim de disseminar conhecimento histórico de forma metafórica e lúdica, por meio do fazer artístico.

Será oferecida, também, uma aula online exclusiva para professores, com o objetivo de apresentar a obra e apontar formas de explorar seu conteúdo com os alunos.

Agenda

Confira o cronograma das sessões de narração de histórias do projeto Vozes e Memória:

02/08 (quarta-feira) – 10h – Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Limeira (bairro Limeira);
03/08 (quinta-feira) – 19h – Sonata Escola de Música (bairro Guarani);
08/08 (terça-feira) – 19h – IFC, Campus Brusque (bairro Jardim Maluche);
09/08 (quarta-feira) – 20h – Barcicleta (bairro Primeiro de Maio);
10/08 (quinta-feira) – 22h – Unifebe (bairro Santa Terezinha);
12/08 (sábado) – 19h – Teatro Casa Amarela (bairro Cedrinho);
14/08 (segunda-feira) – 15h30 – Fundação Cultural de Guabiruba;
16/08 (quarta-feira) – 19h – Centro de Convivência de Botuverá;
17/08 (quinta-feira) – 19h – Museu Casa de Brusque (bairro São Luiz); seguida do lançamento do Museu Virtual do Patrimônio Imaterial.


Assista agora mesmo!

“Não tem lugar parecido”: como Botuverá tornou-se caso raro de preservação do dialeto bergamasco no mundo:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo