XI Fórum de RH discute sobre perfil do gestor e diversidade nas empresas em Brusque
Evento contou com mais de 120 participantes
Evento contou com mais de 120 participantes
Mais de 100 profissionais participaram do XI Fórum de Recursos Humanos, realizado na terça-feira, 15, pelo Núcleo de Gestão de Pessoas da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr). O evento, que aconteceu no auditório da Faculdade São Luiz, em Brusque, tratou de temas relevantes sobre o setor como o perfil do gestor e a diversidade dentro da empresa.
Durante o fórum, Paulo Sergio de Souza Correa, sócio-fundador da KeepTalent – Recrutamento Especializado, de Blumenau, falou sobre as 10 principais tendências de RH e também sobre a diversidade. De acordo com o palestrante, o setor mudou muito nos últimos anos, principalmente influenciado pelos reflexos da pandemia da Covid-19, por isso, é fundamental aos profissionais estarem antenados com as principais novidades.
“Tivemos que ficar afastados, entrar na tecnologia de maneira forçada, e isso mudou o workplace, mudou o ambiente de trabalho. Hoje, os donos de empresas, presidentes e CEOs, têm procurado muito a área de RH porque, no fim das contas, as pessoas compram de pessoas e as empresas são feitas de pessoas. E se você não entende de pessoas, você não entende de negócio”, diz.
Outra participante do evento foi Goreti Maestri, , presidente do conselho consultivo da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC) e gestora de desenvolvimento organizacional da rede de lojas Havan. Ela destacou a importância do Fórum de RH para a atualização dos profissionais.
“Ter essa possibilidade de estar aqui e contar um pouco da minha história, dos meus erros e acertos, isso ajuda as pessoas a se perceberem. Elas criam conexões e acabam levando para a vida profissional e pessoal. Nosso propósito não pode estar só dentro do RH, temos que olhar o mundo, olhar para fora da janela, temos que perceber o que está acontecendo ao redor, para que possamos ser mais efetivos na organização”.
A palestra de Goreti tratou sobre o perfil do gestor de RH e as agendas necessárias na atualidade. “Depois de tudo que passamos com a pandemia é preciso uma revisão, um olhar em tudo que a gente tinha e acreditava que era o correto. Esse é o momento para identificar quais são as agendas necessárias daqui para frente para que as organizações possam fazer uma boa gestão de pessoas”.
O coordenador do Núcleo de Gestão de Pessoas da ACIBr, Jorge Marcos, comemora o sucesso de mais uma edição do evento que discutiu temas relevantes para o setor. “A ideia era trazer assuntos que venham, realmente, de encontro com as organizações, tanto as macro, como micro, porque hoje o ser humano é fundamental em qualquer empresa. Então, se não tiver um ser humano bem treinado, qualificado e engajado, o reflexo disso vai diretamente para o cliente”.
A questão da diversidade foi bastante discutida durante o evento e, de acordo com o coordenador do Núcleo, é fundamental que os gestores e líderes estejam preparados para lidar com as diferenças no dia a dia das empresas. “Hoje estamos com um choque de cultura que está assombrando muitas empresas: como lidar com essa diversidade? E nada melhor que reunir os profissionais da área para discutir e ver o que podemos fazer para que as organizações realmente parem e pensem: qual é o meu papel e o que eu quero para as pessoas”.
Jorge também comemora a adesão dos profissionais ao evento e a participação de inúmeros líderes de setores. “Abrimos tanto para o pessoal que trabalha com gestão, quanto para as lideranças. Hoje quem faz gestão de pessoas não é o RH, são os líderes, e nada melhor que os líderes participarem e estarem por dentro das principais tendências da área”.
Costureiro da República Dominicana conseguiu emprego em Brusque em três dias: