Indo na contramão das demais empresas durante a pandemia, a Y&C decidiu investir em um novo conceito de loja, além de iniciar as vendas online com um site de lançamento desenvolvido pela marca em apenas 10 dias. Para criar uma nova modalidade de compras na cidade, a atual loja da marca, localizada na Rodovia Ivo Silveira, no bairro Bateas, será fechada em breve. Conforme Victor Santos, diretor financeiro, a empresa acredita que a novidade estará disponível aos clientes ainda em 2021. Além disso, por questões de mercado, todas as lojas físicas da Y&C serão desativadas, migrando para o e-commerce. “Temos uma perspectiva muito grande no e-commerce e decidimos focar quase que 100% nisso”, declara. Para suprir a demanda, a Y&C abriu 250 vagas de emprego, das quais 150 são apenas para costureiras. Os(as) interessados(as) podem enviar o currículo por email ou acessarem a guia “Trabalhe conosco” no site www.lojasyec.com.
Histórico
Fundada em 2014, a empresa brusquense iniciou as vendas para o varejo no ano seguinte participando de feiras no Rio Grande do Sul. O diretor recorda que durante cada evento passavam cerca de 60 a 100 mil pessoas. Durante o verão, eram montadas lojas temporárias no litoral por períodos mais longos.
“Com o passar do tempo, vimos que poderíamos ficar o ano inteiro em algumas cidades. As duas primeiras lojas foram em Itapema (SC) e Tramandaí (RS). Em seguida vieram Capão da Canoa, Arroio do Sal, Cachoeirinha e Canoas ambas no Rio Grande do Sul e finalizando Lages e Brusque em SC. “Com a abertura das lojas anuais, paramos de fazer feiras”, pontua Victor.
Anualmente novas lojas eram abertas, mas com a pandemia, os estabelecimentos ficaram fechados por cerca de 40 dias. Após uma semana do início da quarentena, o diretor financeiro explica que os líderes de cada setor se reuniram para debater e definir como a loja poderia voltar a vender.
Em 03 de abril de 2020, a Y&C decidiu investir em um novo formato de venda, o e-commerce. Após 10 dias, em 13 de abril, o site de já estava ativo. “É inimaginável em 10 dias colocar um e-commerce no ar. Batemos muito a cabeça para desenvolvê-lo, mas conseguimos fazer e desde então tem sido um crescimento contínuo”, salienta.
“A empresa está há cinco anos focada nas lojas físicas e agora estamos mudando nossa linha de raciocínio para procurar produtos mais assertivos com melhoria nos métodos de trabalho”, acrescenta.
Para realizar os investimentos em meio à pandemia, duas visões da empresa foram essenciais para as mudanças: não ter medo e reinvenção. “Fomos contrários ao fluxo do mercado, pois não temos medo e conseguimos chegar onde queríamos, além da necessidade de nos reinventarmos e criarmos algo novo”.
Tanto Victor, quanto a gerente de Recursos Humanos Bruna Faian, acreditam que a pandemia trouxe uma mudança de estilo de vida para todos e com ele a necessidade de se reinventar. “Vimos um potencial muito grande e fomos atrás. Se você estagnar, com certeza vira outra empresa e deixará você para trás”.
Segundo Victor Santos, a empresa acaba sendo uma referência para outros estabelecimentos devido ao crescimento no último ano. No entanto, ele afirma que a intenção de trabalho é de mudanças diárias, com novas ideias e possibilidades. “Nosso administrativo é todo aberto para que todos possam colocar a colher na panela do outro, e assim todos terem a oportunidade de darem ideias e sugestões”, pontua.
O diretor financeiro destaca que todos os processos feitos na Y&C são internos, desde o desenvolvimento e criação da peça, produção de fotos, atualização do site até a finalização que é a chegada ao estoque. Apenas a entrega na mão do cliente que é feita por meio de transportadoras, mas a empresa já estuda criar um setor de entregas.
Novidades
Com o fechamento das lojas físicas e o foco no e-commerce, a diretoria da Y&C planeja criar um novo conceito de loja que, a princípio, será exclusivo em Brusque e região.
“Estamos formulando a ideia ainda, mas tenho certeza de que na região não existe. Será algo inovador, teremos um atendimento para quem ainda gosta de frequentar as lojas físicas. Esse novo conceito ainda não existe em Santa Catarina”, pontua Santos.
O espaço que abriga a atual loja da Y&C será transformado em um Centro de Distribuição voltado exclusivamente para o comércio digital.
Entre as mudanças, Santos também destaca o novo método de entrega da Y&C que será a entrega no dia da compra ou, no máximo, no dia seguinte.
“Não deixaríamos nossa cidade natal e que nos acolheu com tanta receptividade na mão. Não fecharíamos a loja e deixaríamos por isso. Vamos encerrar as atividades neste espaço, mas virá uma loja completamente inovadora com entregas até o dia seguinte para quem comprar no site. Começaremos implantando em Brusque, mas futuramente aumentando a gama de cidades”.
Apesar de ter criado o e-commerce recentemente, a empresa já avalia mudanças para melhorar a experiência de compra do consumidor, como a implantação do provador virtual. Segundo Santos, atualmente há uma tabela com todas as medidas de cada peça, mas o objetivo é que o site possa indicar qual é o tamanho indicado para pessoa conforme suas preferências.
Novos colaboradores
A empresa afirma que durante a pandemia, o quadro de colaboradores cresceu 60%. A Y&C tinha 110 funcionários e passou para 180. Grande parte das novas contratações foram para o setor administrativo, seja na área de marketing ou gestão.
“Possuímos uma estrutura fabril bacana, então só precisamos realocar algumas pessoas. Agora chegamos a um ponto em que percebemos a possibilidade de expansão no e-commerce e precisamos crescer na indústria, pois todas as peças que nós vendemos são fabricação própria”, explica o diretor financeiro.
Hoje a empresa atua com 180 colaboradores e com as novas contratações, o número deve chegar entre 350 a 400 funcionários.
A contratação das novas costureiras também amplia outros setores da empresa, como a talhação, revisão, logística, entre outros. Santos explica que a Y&C já possui a estrutura para ampliação dos trabalhos.
“Damos oportunidade para pessoas que estão iniciando no mercado. Hoje, quase 80% dos líderes de setores são pessoas que começaram como assistente ou auxiliar e a empresa gerou essa oportunidade. Durante nosso crescimento e transformação, muitos profissionais nos acompanharam e evoluíram, com intuito de construir e solidificar uma carreira”, salienta Bruna.
Como exemplo dessas oportunidades, Santos explica que das 10 pessoas que começaram a trabalhar na empresa pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), cinco já foram realocadas para outros setores, possibilitando o crescimento na empresa.
Entre os benefícios de trabalhar na Y&C estão o convênio médico, seguro de vida, transporte fretado que será implantado em breve, refeitório interno, além da implantação da bonificação dos setores.
“Buscamos pessoas que queiram crescer e que tenham vontade de aprender coisas novas. O diferencial que buscamos no candidato é a vontade de fazer algo diferente todos os dias, aprender constantemente e se reinventar, assim como a empresa o fez”, afirma Bruna.
Se você tem interesse pelo nosso projeto e quer fazer parte do nosso time, o procedimento é: enviar currículo para o e-mail [email protected] ou na guia Trabalhe Conosco, disponível no site da loja. Também poderá ser entregue diretamente em nossa empresa, cujo endereço consta abaixo. No entanto, as pessoas que não tem e-mail, também poderão entrar em contato pelo (47) 3350-2626/ (47) 3350-1985 ou através do WhatsApp (47) 99780-0564.