Youtubers de Brusque falam sobre experiência na produção de vídeos

Brusquenses alcançam até 155 mil inscritos em seus canais e vídeos com mais de 160 mil visualizações

Youtubers de Brusque falam sobre experiência na produção de vídeos

Brusquenses alcançam até 155 mil inscritos em seus canais e vídeos com mais de 160 mil visualizações

Com o imediatismo da internet e a necessidade constante dos usuários em absorver o maior número de conteúdo possível, manter a atenção do internauta por mais de três minutos em apenas uma página é tarefa árdua.

Leia também: Terceira etapa do PAC Macrodrenagem do Centro deve ser finalizada no começo de agosto

Embora essa dificuldade esteja em evidência nos dias atuais, um segmento tem se tornado cada vez mais comum entre os consumidores e os geradores de conteúdo: a produção de vídeos para a publicação no Youtube.

Os chamados “youtubers” produzem vídeos, geralmente curtos, expressando opiniões ou até mesmo divulgando informações e dicas sobre algum tema. A cada dia, o Youtube registra novos canais voltados a diferentes temas.

Atualmente, youtubers famosos nacionalmente, como Felipe Neto, Kéfera Buchmann, Jout Jout e Whindersson Nunes somam milhões de usuários inscritos em seus canais e milhões de visualizações nos vídeos.

O segmento também conta com youtubers brusquenses, como Pedro Loos, que tem cerca de 155 mil inscritos em seu canal, e Alice Cervi, conhecida como Ly Viciouss, que tem cerca de 10 mil inscritos. Moradora do município, Biancca Baillo também começou, recentemente, a se dedicar a postagem de conteúdos.

A reportagem conversou com os três sobre os motivos que os levaram a produzir os vídeos e também sobre tópicos como a repercussão das postagens e os ganhos financeiros relacionadas a elas. Confira
no destaque.


Pedro
Com cerca de 155 mil inscritos em seu canal, Pedro Loos é o brusquense que registra o maior número de visualizações no Youtube. Voltado à divulgação de informações relacionadas à área científica, o “Ciência Todo Dia” existe desde 2013, ano em que Pedro percebeu que faltavam vídeos de temas científicos em português.

“Eu gostava de acompanhar canais americanos de ciências e queria compartilhar essas informações com os amigos. Notei a deficiência de canais sobre o tema em português e então acabei criando o meu. Naquela época, o Youtube no Brasil tinha sido pouco explorado, era mais focado em canais sobre jogos e séries. Hoje em dia, um dos três maiores canais do mundo é sobre ciência”, conta o youtuber.

Atualmente, Pedro tem cerca de 70 vídeos postados, um deles com mais de 280 mil visualizações. Porém, diferente de youtubers de expressão nacional, o brusquense não consegue sobreviver apenas com os valores recebidos pelo site. Ele conta que ganha entre 100 a 150 dólares por mês.

“Eu ganho uma recompensa pelo serviço prestado. Hoje é muito difícil viver com isso, porque tem muitos canais. Na real ganhamos em relação aos anúncios que aparecem no início dos vídeos. O Youtube divide para todo mundo. Apenas canais realmente muito grandes conseguem ganhar bastante”, explica Pedro.

Estudante de Física e morando em Florianópolis, o youtuber aconselha os iniciantes a não se preocuparem, no começo, em produzir vídeos com qualidade excepcional na parte visual. Segundo ele, o youtuber precisa focar no roteiro e no conteúdo.


 

Ly
A necessidade de se expressar, de opinar e de compartilhar sentimentos e pensamentos em um espaço próprio fizeram com que a brusquense Aline Cervi, conhecida como Ly Viciouss, investisse na produção de vídeos para o Youtube em 2011. O canal que leva o apelido da youtuber é o segundo que ela mantém no site de vídeos.

“Meu estilo de vida é louco e eu tinha vontade de compartilhá-lo com o mundo. Em 2011 eu já tive um canal no Youtube, o União Estável. Este canal era focado em temas sobre relacionamento, vida a dois, mais para casais. Nesse tempo em que parei com este canal ainda recebia muitas mensagens, mesmo depois de anos, de pessoas que assistiam aos meus antigos vídeos, pedindo para que voltasse a gravar. Então, neste ano, resolvi unir o útil ao agradável e fazer um canal novo”, conta.

O atual canal de Ly tem cerca de 10 mil inscritos e o vídeo de maior destaque atingiu mais de 160 mil visualizações. Ela explica que, no espaço, divulga vídeos sobre temas variados, inclusive sobre rap, um dos gêneros musicais favoritos da brusquense.

Ly já gravou com um dos youtubers mais populares do Brasil: Leonardo Schutz Cardoso, o Léo Stronda, cantor do Bonde do Stronda, que conta com 1,8 milhão de inscritos. Ele apresenta o programa Fábrica de Monstros, que reúne receitas e dicas para quem deseja ganhar músculos à base do suplemento whey protein.


Bianca

Estudante de Teatro, a paulista radicada em Brusque Biancca Baillo decidiu produzir vídeos como forma de deixar registrado o aprendizado adquirido em sala de aula e também como forma de divulgar as informações às pessoas que gostam da área.

“Gravo para não deixar passar em branco e também para levar informações ao pessoal que me acompanha e se interessa pela arte do teatro”, diz. “Nos vídeos eu falo sobre testes de elenco, novelas e dou dicas de interpretação, sempre com muito humor”, completa.

Biancca iniciou o Claquete Black há apenas três meses e já produziu 11 vídeos. Ela diz que não pretende lucrar com as produções, apenas continuará fazendo porque realmente gosta. A youtuber posta novos vídeos todas as sextas-feiras.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo