X
X

Buscar

Zoo de Brusque realiza reformas nos recintos para adequá-los às espécies

Parque deve receber R$ 370 mil do governo do estado para as obras

Os pumas do Parque Zoobotânico de Brusque estão entre os animais que vão ganhar um novo recinto. O local onde os felinos vivem está fora das normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e, por isso, a direção do Zoo optou por transferi-los para o recinto onde ficavam as onças pintadas, que agora ocupam o espaço que era do chimpanzé Kassim, transferido para o Zoo de Pomerode no fim de 2015.

A diretora do Zoo, Milene Pugliese Zapala, explica que o antigo recinto das onças foi desativado e será feito um novo projeto para o local. Depois, os pumas serão transferidos para lá.

Na época da transferência de Kassim, foi levantada a possibilidade do Zoo receber leões em troca, entretanto, a ideia foi descartada porque não havia estrutura para abrigar os animais.

“Foi conversado com o corpo técnico na época e, como precisávamos arrumar o recinto da onça, que não era adequado, era muito antigo, precário, decidimos colocá-las no lugar do chimpanzé e não pegar os leões”.

Além dos pumas, devem ser reformados os abrigos da lhama, da anta e de outros animais de pequeno porte. “A maior parte dos serviços é de troca de cerca. A reforma maior será dos pumas”, diz.

A diretora do parque afirma que a intenção é adequar todos os recintos para que o local possa receber novos animais. Hoje, o Zoo de Brusque tem aproximadamente 150 bichos, de 50 espécies. “Pretendemos trazer novos animais, sim, mas não é um processo fácil. Primeiro temos que reformar os recintos, adequá-los”.

Recursos
No mês passado, o secretário de estado de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Chiodini, esteve em Brusque e sinalizou a possibilidade de repasse de cerca de R$ 370 mil para investir no Zoo. O valor deve ser utilizado para a reforma da cozinha, espaço para funcionários, reforma de alguns recintos e abrigos para animais.



Tarde para a criançada
No sábado, 15, o Zoobotânico realizou programação voltada à crianças e atraiu centenas de pessoas. Durante a tarde foram realizadas brincadeiras como caça aos ovos, corrida do ovo, além de confecção de máscaras, pintura de desenhos e ovos, pintura facial e exposição de coelhinhos.