X
X

Buscar

Zoobotânico 30 anos: relembre a história e a importância do parque brusquense

Aberto desde 1992, parque conta hoje com 120 mil metros quadrados

No próximo domingo, 18, o Zoobotânico de Brusque comemora 30 anos de fundação. Aberto desde 1992, o parque conta hoje com 120 mil metros quadrados e mais de 294 animais de 76 diferentes espécies, em sua grande maioria é da fauna brasileira.

Neste domingo, ele será aberto das 13h às 18h. Lá, as crianças poderão se divertir com brinquedos infláveis, pintura facial e oficina de educação ambiental. Além disso, comida e suvenires serão vendidos.

O diretor-geral do Zoo, Carlos Alexandre Reis, convida a população a prestigiar o evento e visitar o parque.

“Convidamos toda a população a prestigiar os 30 anos desta instituição tão importante, que é um orgulho para o povo brusquense. Já são anos ajudando os animais”.

Inauguração do parque (1992):

Fábio Roberto de Souza
Cyro Gevaerd, na Inauguração do Parque Zoobotanico de Brusque – Fábio Roberto de Souza

Importância

Carlos comenta que a importância da instituição tem relação com o nível de cuidado que todos possuem com os animais. Muitos deles são resgatados em situação de tráfico ou maus-tratos.

“Nós proporcionamos uma qualidade de vida a esses animais que foram, infelizmente, retirados do seu habitat natural. Recebemos animais aqui com desvio de coluna, com membros amputados e até sem asas. É nosso papel dar uma vida digna para eles”, comenta.

Além disso, o diretor destaca que os ensinamentos sobre conscientização ambiental possuem um valor muito alto. 

“Queremos mais inclusão das crianças no meio ambiente. Queremos mostrar a importância da conservação das espécies, principalmente de tudo que for ameaçado de extinção”, completa. 

Outro ponto que a instituição avançou foi na parceria com universidades do estado. Agora, alunos que estão em fases finais de alguns cursos poderão fazer estágio no local.

“Temos parceria com a Udesc, Furb e a Universidade Federal de Santa Catarina. É uma troca interessante, onde também chegam novos conhecimentos. O parque em si, é de suma importância para Brusque e região”, relata.

Atrações

Quando inaugurou, a instituição contava com 39 recintos distribuídos ao longo da mata, contando basicamente com aves para exposição ao público.

O ambiente já foi a casa da onça-pintada mais velha do país, Nina, com mais de 25 anos de idade. Além disso, Chico, o macaco-aranha, continua no parque desde seu primeiro dia de funcionamento e pode ser visto pelos visitantes até hoje.

Além da fauna e flora, o parque conta com um relógio solar, um tronco milenar de imbuia, recinto de imersão, uma pequena trilha ecológica, local para piquenique, uma pequena casa para insetos, e outras atrações.

No percurso também encontra-se lagoas. Se a opção for uma visita guiada, é possível conhecer, aprender e tirar dúvidas com os guias e biólogos do parque.

Atendimento

O Zoo visa, também, divulgar conhecimento, preservar a fauna e a flora, desenvolver pesquisa e promover a educação.

O setor de educação ambiental oferece palestras e outras atividades que buscam fazer da visita ao parque uma fonte de conhecimento e entretenimento, uma vez que os saberes adquiridos por meio da vivência com plantas e animais farão parte da memória dos visitantes.

Vilmar Appel/Brusque Memória

Futuro

Questionado sobre o futuro, Carlos afirma que existem projetos de crescimento do parque e também da chegada de novos animais.

“Temos um projeto para recintos novos, além da vinda de um casal de onça-pintada e um casal de lobo-guará já para o próximo ano”, diz Carlos.

“O parque está passando por constantes mudanças e reformas, pois as normativas dos recintos dos animais tiveram várias alterações. Logo, vários recintos tiveram que passar por reformas, principalmente ampliações e melhorias nos cambiadores”, complementa.

Informações

O parque Zoobotânico está aberto a visitação pública de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h30. O valor do ingresso é de R$ 10.

A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas com deficiência e o acompanhante, crianças que possuem de cinco até 11 anos e 11 meses, idosos acima de 60 anos e professores.

Todas as formas de meia-entrada precisam ser comprovadas na hora da compra do ingresso. Crianças de até 4 anos e 11 meses não pagam entrada.

– Assista agora:
Saiba como transformar sua sala sem reformas