Zoobotânico de Brusque prepara animais para o frio; confira dicas para animais domésticos
Queda na temperatura deve começar nesta quarta feira
Com as baixas temperaturas que devem atingir o município de Brusque, o Parque Zoobotânico está fazendo os preparativos para seus animais passarem bem e seguros durante o período.
Segundo Milene Zapala, médica veterinária, os cuidados vão ser dobrados.
“Os mamíferos, primatas e felinos possuem feno cobertores e aquecimento para a proteção do frio. Já para as aves, os recintos possuem plástico e lonas para a proteção contra os ventos. As aves de gaiolas serão retiradas dos recintos e deslocadas para a clínica do Zoo. Para os répteis, colocamos lâmpadas para ajudar no aquecimento’’, informa.
Alimentação
Milene também comenta que a alimentação das aves foi alterada. “Oferecemos alimentos mais gordurosos como amendoim, girassol, milho, pinhão. Eles ajudam a manter a temperatura corporal dos animais’’, detalha.
Sobre os animais domésticos, é preciso ter todo cuidado em relação ao aquecimento. Para os animais que dormem em casinhas, o ideal é colocar cobertores, caso os animais não possam dormir dentro de casa.
“Hoje em dia temos vários tipos de roupinhas, tanto para cães e para gatos que ajudam muito também’’, explica Milene.
Quando se fala em aves exóticas como calopsitas, papagaios, a veterinária aconselha evitar colocar estes animais muito cedo na rua e durante a noite.
“É importante cobrir as gaiolas com cobertas para que o vento não passe. Para as pessoas que possuem pássaros em recintos maiores, deve-se bloquear o vento com plástico. No frio as aves costumam gastar muita energia, e esse desgaste é bem maior em comparação aos mamíferos, então a alimentação também se torna uma fonte de defesa para o frio: sementes de gira sol, pinhão, milho são indicados’’, finaliza.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube