X
X

Buscar

200 mil km percorridos: conheça história de brusquense que viaja de kombi para garimpar cristais 

Suelen Nascimento visita diversos países em busca de matéria-prima

Suelen Nascimento, 29 anos, é natural de Brusque e há 12 anos trabalha com artigos naturais. Ao lado de sua companheira, a kombi Cristal, com quem divide a estrada há cerca de seis anos, ela viaja pelo Brasil e pelo mundo em busca não só de matéria-prima para a sua loja, mas também de conhecimento e liberdade.

Atualmente em sua primeira viagem internacional, Suelen está visitando países do Mercosul. “É um sonho realizado”, diz. Ela percorreu Chile, Uruguai e Argentina, e depois pretende ir para o Peru.

Uma das histórias mais marcantes de sua viagem atual foi o frio intenso que ela pegou no caminho, com temperaturas de até 18 graus negativos.

Atualmente em sua primeira viagem internacional, Suelen enfrentou temperaturas negativas – Arquivo pessoal

“Tive noites desafiadoras dentro da Cristal, acordei e pensei: ‘vou passar um café’, aí que me dei conta que minha água estava congelada, e o filtro do café também…Única coisa que não congelou foi a água do radiador, e a Cristal pegou de primeira. Isso me trouxe uma confirmação de que não estou só, e confiei ainda mais na abundância e proteção do universo”, conta.

Já são quase 200 mil quilômetros percorridos com a Cristal. Número que deve ser batido após o término do seu percurso atual. Até o momento, a sua rota mais longa foi de três meses, pelo Brasil. Durante o período, ela mora no veículo. 

“A Cristal me permitiu ir cada vez mais longe, em questão de distância, e também me ensinou que não precisamos de muito para viver, a minha vida cabe nela, é libertador”, compartilha.

A ligação de Suelen com o artesanato é antiga. Desde nova, ela gosta da liberdade que a atividade permite. “Nunca gostei de ficar muito tempo no mesmo lugar…Eu sempre gostei de estar em movimento”, diz.

Planejamento e liberdade

Apesar de serem planejadas, Suelen destaca a importância da espontaneidade também. “A parte de planejamento é bem fluída, eu vou sentindo cada região, eu planejo, claro, para ter uma base, mas eu deixo o caminho se mostrar também, não me limito ao planejamento que fiz”, afirma.

Companheiras há cerca de seis anos, já foram quase 200 mil km percorridos juntas – Arquivo pessoal

“Com base em tudo que já vivi, as coisas mais intensas, mais potentes, não estavam planejadas e com isso, aprendo a confiar”, completa.

Inspiração para outras mulheres

Os propósitos das ‘trips’ vão além da busca por matéria-prima para a sua loja. Em seu instagram com mais de 40 mil seguidores, ela compartilha a rotina, os desafios e as conquistas de suas viagens.

A rede social também é um espaço de troca e serve de incentivo para outras mulheres. Ela divide estratégias de viajar sozinha como mulher. “Ao mesmo tempo que tem desafios, tem muitas conquistas, tem as duas polaridades.”

Em seu instagram, Suelen compartilha os desafios e as conquistas de suas viagens – Arquivo pessoal

“E também [para] mostrar para outras mulheres que é possível reencontrar a sua força. Por muito tempo eu me vi limitada, já deixei de fazer muitas coisas por falta de companhia. O que eu falo e mostro ali [no instagram] diariamente é que a gente tem que ser a nossa melhor companhia.”

A conexão com os cristais está unida com o papel de encorajar outras mulheres. “Eu vejo o quanto isso é necessário ainda, apesar do caminho já estar bem mais aberto, mas é possível e eu mostro através das viagens isso”, relata.


Assista agora mesmo!

Médico da Nicarágua faz carreira trabalhando no SUS de Brusque: