GTB começa a usar bicicletas para fiscalização de trânsito

GTB começa a usar bicicletas para fiscalização de trânsito

Além dos carros e motos, agora os agentes Guarda de Trânsito de Brusque, GTB, passam a contar com bicicletas que serão utilizadas para auxiliar a fiscalização do trânsito na cidade. Nesta terça-feira, 20, as bicicletas começaram a ser usadas pelos agentes, e a partir de agora poderão ser vistas diariamente na área central e também nos bairros 1º de Maio, São Luiz, Santa Rita, Maluche e Guarani.

O novo meio de locomoção irá auxiliar e dar mais agilidade aos agentes durante o atendimento das ocorrências, e também proporcionará uma maior interação da população com a guarda. “Sentimos dificuldades em determinados horários, a bicicleta nos ajudará muito na fiscalização de estacionamento, no controle do trânsito e também servirá para atender ocorrências, principalmente na área central”, diz o secretario de Trânsito e Mobilidade, Paulo Sestrem.

Inicialmente serão usadas duas bicicletas identificadas e equipadas com espelhos e sinalizadores de acordo com o Código de Trânsito. Os agentes usarão capacetes e uniforme especial. Além disso, os agentes participaram de uma capacitação para poder realizar a fiscalização de bicicleta, que será feita da mesma forma como hoje é feito com carro e moto. A ideia segundo Sestrem, será ampliar o uso de bicicletas com o ingresso de novos agentes, e assim aumentar os pontos de fiscalização.

O uso diário de bicicletas pelos agentes também servirá de incentivo para a população na prática de atividades física. “Além da fiscalização é uma maneira de mostrar e conscientizar as pessoas sobre a importância do uso da bicicleta, pois, é saudável e não polui o meio ambiente. Além disso, podemos mostrar que o trânsito é compartilhado e precisa ser respeitado”, comenta.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio