Frio: domingo traz a Brusque as temperaturas que ainda não teve em 2024; veja as mínimas
O amanhecer deste domingo, 30, trouxe a Brusque o frio mais intenso de 2024, com temperaturas chegando a 4°C no município. Inclusive, alguns locais na área rural iniciaram o dia sob uma fina camada de geada, surpreendendo os moradores.
O menor índice pontuado pelos termômetros nas primeiras horas do dia foi de 4,2°C, às 7h20, no bairro Santa Luzia. Em outros locais monitorados da cidade, as mínimas ficaram abaixo de 7°C, todas portanto, proporcionando uma intensa sensação típica de inverno.
Frio pela região
No entanto, o clima gélido não se restringiu apenas aos brusquenses. No Alto Vale do Itajaí, as temperaturas se mostraram ainda mais baixas, pontuando marcas negativas.
Um exemplo disso recai sobre a comunidade de Fazenda Rio Bonito, em Vidal Ramos, onde os moradores enfrentaram um amanhecer de -1,8°C, tornando-se o local mais gelado de todo o Vale do Itajaí, sob ampla formação de geada.
*Acompanhe uma galeria de fotos da geada em Vidal Ramos no fim desta edição
Números do frio
Confira a seguir a relação completa das temperaturas mínimas registradas logo após o amanhecer deste último dia do mês.
Este levantamento evidencia a força do inverno, impactando de forma rigorosa todos os locais monitorados. Confira então, os dados completos a seguir.
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo então com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br
Previsão do tempo após anúncios
Se você está lendo esta matéria, caro leitor, é graças ao apoio dos anunciantes do Blog do Ciro Groh. Sem esse suporte, isso não seria possível.
Convidamos você a conhecer cada um deles nos banners exibidos abaixo. Clique neles e então descubra os produtos e serviços oferecidos.
Oferecimento:
Veja também:
1. Botuverá: segredos pitorescos de seu interior então revelados em fotos
2. VÍDEO – Cachoeira e gruta em mata de Brusque são palco para celebração de missa
Frio ainda mais forte à vista
Para quem estava esperando ansiosamente pela chegada do padrão típico de inverno, as notícias da previsão são excelentes.
De acordo com o especialista da Climaterra, Ronaldo Coutinho, o frio deve se intensificar ainda mais com a chegada de julho, especialmente ao amanhecer de segunda-feira, 1.
Sendo assim, o primeiro dia do novo mês pode começar sob temperaturas próximas de 0°C em Brusque e negativas em algumas áreas de maior altitude no Vale do Itajaí.
Segundo Coutinho, o risco de geada deve aumentar consideravelmente, devido a esta expectativa de temperaturas ainda mais baixas.
Esse padrão gélido também deve se estender à madrugada e às primeiras horas da manhã de terça-feira, embora com um pouco menos de intensidade.
Mesmo assim, as temperaturas podem ainda ficar abaixo de 5°C a 6°C em Brusque e próximas de 0°C nas cidades de maior elevação da região.
O tempo, por sua vez, tende a permanecer favorável para atividades ao ar livre, sem previsão de chuva, tanto para este desfecho de junho quanto para os dois primeiros dias de julho em todo o Vale do Itajaí, conforme finaliza a nota emitida por Coutinho.
Fotos dos leitores
Finalizando esta seção, queremos que todos apreciem as encantadoras paisagens então compartilhadas por nossos leitores.
As imagens retratam o início da manhã gelado deste domingo, clicado em cada local mencionado nas legendas. Destaque para o frio, sob geada em Vidal Ramos.
*Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila >>
*Bairro Gabiroba em Botuverá/Fotos: Marcos e Sonia Bianchessi >>
*Bairro Tirivas em Presidente Nereu/Fotos: Amilton e Margareti Petry >>
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK