Estiagem continua em Brusque: veja quando a chuva pode retornar
A previsão do tempo para esta segunda-feira, 5, indica a manutenção do cenário seco em Brusque, situação que já se prolonga há mais de três semanas, e sem sinais de chuva representativa no curto prazo.
Diante do sol sinalizando voltar a aparecer entre nuvens ao longo do dia, a tendência, portanto, é de continuidade de um cenário climático estável, marcado apenas por variações de nebulosidade.
Caso esse padrão se confirme, o município completará 23 dias consecutivos sob uma significativa deficiência pluviométrica, com apenas 8,5 mm de chuva registrados nesse período.
Chuva longe de Brusque
E a estiagem, ao que tudo indica, deve persistir. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, não há previsão de mudanças expressivas nas condições do tempo, pelo menos, até a próxima sexta-feira, 9.
Durante esse intervalo, a possibilidade de alguma precipitação fraca — como garoa ou chuvisco — não está completamente descartada, mas o risco é considerado baixo, restrito principalmente ao período noturno ou madrugada.
Possível volta da chuva
De acordo com Puchalski, apenas a partir de sábado, 10, começa a surgir uma possibilidade de alteração no panorama meteorológico.
Isso porque uma frente fria pode avançar por Santa Catarina e, se confirmada, poderá trazer volumes de chuva mais representativos para a região brusquense.
No entanto, ele destaca que essa tendência ainda está em estágio preliminar e exige monitoramento contínuo, uma vez que os modelos meteorológicos passam por ajustes, conforme novas informações são processadas.
Diante disso, Brusque e todo o Vale do Itajaí-Mirim devem seguir enfrentando a escassez hídrica ao longo da semana, com tempo predominantemente seco e baixa probabilidade de instabilidades relevantes.
Sem frio forte à vista
Em relação às temperaturas, o padrão típico do outono segue então predominando, explica Puchalski.
As madrugadas, pois, devem permanecer amenas, variando conforme a altitude, enquanto as tardes tendem a apresentar aquecimento moderado.
Não estão descartadas máximas entre 26°C e 29°C nos próximos dias, sem previsão de frio expressivo para o período, sublinha o meteorologista.
Assim, o cenário atual reforça a continuidade da estiagem que teve início ainda em meados de abril e, agora, se estende pelos primeiros dias de maio.
*Informações da previsão: Leandro Puchalski/Meteorologista
Mais notícias após anúncios
O Blog do Ciro Groh, em parceria com seus apoiadores comerciais, continua trazendo pautas relevantes e conquistando a credibilidade do público.
Conheça, nos banners abaixo, cada patrocinador. Clique neles para então entrar em contato e descobrir os produtos e serviços que oferecem.
Oferecimento:
Veja também:
1. Festa de igreja então movimenta bairro de Brusque no feriado; confira os cliques
2. Botuverá então revela o queijo artesanal da família Bianchessi e sua história
Sem chuva na madrugada
Dando continuidade à matéria, a pauta vem abordar agora o monitoramento do tempo pela região de Brusque, realizado durante a madrugada desta segunda-feira.
Na tabela abaixo, você confere as temperaturas mínimas registradas logo após o amanhecer, destacadas em vermelho para cada local.
A apuração também revela que não foi registrado chuva no período entre meia-noite e as primeiras horas do dia, conforme indicado nos campos em azul.
•Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo então com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br
Fotos dos leitores
A pauta então culmina com a apresentação das fotografias enviadas pelos leitores.
As imagens revelam a particularidade do despertar da manhã desta segunda-feira em cada um dos locais identificados nas legendas.
Isso permite ao observador contemplar e se conectar com cada momento inspirador.
*Bairro Gabiroba em Botuverá/Fotos: Marcos e Sonia Bianchessi >>
*Bairro Tirivas em Presidente Nereu/Fotos: Amilton e Margareti Petry >>
*Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Fotos: Jaison e Juliana Brambila >>
•Receba, pois, diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK