7ª Mostra de Trabalhos aconteceu em escolas e centros de educação infantil da rede municipal
Exposição de trabalhos realizados no ano letivo iniciou na segunda-feira e acaba hoje
Exposição de trabalhos realizados no ano letivo iniciou na segunda-feira e acaba hoje
Contribuir para o aprendizado de maneira dinâmica e diferenciada. Este é o principal objetivo da 7ª Mostra de Trabalhos Escolares – atividade realizada pela prefeitura de Brusque em todas as escolas e em todos os centros de educação infantil da rede municipal de ensino.
A ação, que começou na segunda-feira e segue até hoje, reúne trabalhos e projetos desenvolvidos pelos estudantes ao longo de todo o ano letivo. Nos anos anteriores, o evento era realizado no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, porém, para facilitar a visitação dos pais e da comunidade, cada escola e centro de educação expõe na própria sede.
O Tia Norma, do bairro Santa Luzia, é um dos centros de educação infantil que participa da Mostra. De acordo com a diretora Monica Soares, a exposição na própria sede aumentou a visitação aos trabalhos.
“Agora cada um faz na sua escola. E os resultados são os melhores. Na nossa opinião ficou muito melhor. Na escola aproxima mais da comunidade. Antes, no pavilhão, a participação dos nossos pais era bem pequena. Trazendo para a escola conseguimos abranger 100% dos pais. E eles não se interessam só pelo trabalho do seu filho, mas de todas as crianças”, conta.
Alguns estabelecimentos de ensino elegeram temas para o desenvolvimento dos trabalhos. No centro de educação infantil Elsa Bodenmüller de Marchi, o tema foi “Aprendendo com o fundo do mar”. A instituição, inclusive, adquiriu através de doações uma tartaruga e um peixe. Os animais estão em exposição e foram utilizados em sala de aula.
“Cada uma das três turmas do centro teve um animal como destaque. Então ensinamos as crianças a cuidarem dos animais e falamos sobre algumas características deles. Em uma delas, já que não havia animal de verdade, uma das mães costurou um polvo para usarmos. As crianças adoraram a dinâmica”, conta a diretora Priscila Fagundes.
Cerca de 50 trabalhos ficaram em exposição na Elsa Bodenmüller. Segundo a diretora, tanto os pais dos alunos quanto a comunidade em geral visitam a instituição. E o sucesso foi tanto que a escola prorrogará as visitações até a semana que vem.
“Nós fizemos um espaço que parece o fundo do mar, com animais e plantas. Quem entra no espaço, tem a impressão que está no mar mesmo. Às vezes temos dificuldades de levar as crianças pra sala de sala, porque elas querem continuar naquele espaço”, diz.
Assim como a Elsa Bodenmüller, a escola Profª Isaura Gouvêa Gevaerd também selecionou um tema para desenvolver os trabalhos. O projeto da Mostra foi baseado no livro “João de Barro, o construtor”, da escritora catarinense Terezinha Andrade Viecelli – moradora de Brusque e integrante da Academia de Letras de Santa Catarina.
“Os alunos, como sempre, envolveram-se com carinho e dedicação na apresentação dos seus trabalhos. Para coroar o trabalho realizado, a escola convidou a escritora Terezinha para conhecer a Mostra e apresentar seus últimos livros aos alunos. Dona Terezinha ficou encantada com o trabalho desenvolvido sobre um livro seu e aproveitou a oportunidade para contar histórias”, afirma a diretora Lurde Bianchessi.