9ª Festa Italiana acontece neste sábado em Guabiruba
Mais de 3 mil pessoas são esperadas no evento
Mais de 3 mil pessoas são esperadas no evento
Neste sábado, 16, acontece a 9ª Festa Italiana, no Oratório Santo Antônio, bairro Lageado Alto, em Guabiruba. O evento é uma realização da Associação Cultural Italiana de Guabiruba (Acig) e da Prefeitura de Guabiruba, com o apoio da Associação Visite Guabiruba (Avigua).
São esperadas cerca de 3 mil pessoas, entre moradores de Guabiruba e Brusque e turistas de outras cidades do estado, que vêm de excursão.
“A festa tem resgatado e preservado a identidade italiana do município. Com a festa, conseguimos através das suas atividades culturais divulgar o aspecto da cultura italiana”, enfatiza Amilton Stedile, diretor administrativo da Acig.
Veja também:
Vídeo no Zoobotânico de Brusque viraliza no WhatsApp
Após pedido de recuperação extrajudicial, RenauxView projeta continuidade
Assalto no aeroporto Quero-Quero, em Blumenau, durou menos de 10 minutos
A programação da nona edição conta com diversas apresentações culturais. Neste ano, a novidade é a apresentação do grupo Folk Trentino di Rodeio, da cidade de Rodeio, com seus trajes de Carnevale di Venezia.
Outra novidade é a presença do dragão de Guabiruba, lenda da cidade originada no bairro Lageado Alto.
O evento também conta com a participação do casal folclórico Nono e Nona, interpretados pelos irmãos Olímpio Comper e Romi Maria Comper.
Durante a festa, os dois interagem com o público como se fossem os nonos. “É legal porque a gente está trazendo um pouquinho do que os nossos avós eram antigamente: o jeito de se vestir, de agir um com o outro e algumas brincadeiras que eram feitas na época”, diz Olímpio.
“É levar para a frente o que a gente aprendeu”, complementa Romi.
Museu italiano
Com os recursos obtidos com a festa, o objetivo da Acig é dar continuidade à construção do Memorial Ítalo Guabirubense Sacristão Francesco Celva, localizado ao lado da capela Imaculada Conceição, no Lageado Alto, em Guabiruba.
O museu reúne utensílios, instrumentos de trabalho, livros, fotos, entre outros objetos dos imigrantes italianos. Durante o sábado, 16, o museu estará aberto para visitação das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
Prato típico
No local haverá almoço ou jantar típico, no valor de R$ 35 por pessoa. Os cartões são vendidos apenas antecipadamente e podem ser adquiridos no site One Ticket ou na loja Stedile Materiais de Construção, na rua Brusque, 1261, no Centro, em Guabiruba.
No entanto, durante o dia haverá venda de pizza, pastel, polenta frita com queijo, cuca, entre outros produtos.
Programação
O evento inicia com missa italiana às 10h, que será celebrada pelo padre Éder Celva, no idioma trentino e no português.