Há alguns dias, a exemplo do que acontece na Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque, a procupa pela vacina contra a gripe, que imuniza também contra o vírus Influenza A (H1N1), tem sido grande na rede pública municipal de saúde.
Durante todo o período de atendimento se observa pessoas aguardando a vacinação, e principalmente no início das manhãs e das tardes, o movimento se torna tão intenso que chega a formar filas nos postos de saúde e na Policlínica Central da cidade.
Conforme dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), até a tarde de terça-feira, 22 de maio, a campanha nacional de imunização tinha vacinado 9.028 brusquenses, atingido 66,55% da meta de aproximadamente 13.500 doses.
Os grupos de risco (idosos, gestantes, indígenas, profissionais da saúde e crianças de seis meses a dois anos de idade), que recebem o medicamento de graça na saúde pública, têm até a próxima sexta-feira, 25 de maio, para tomar a vacina.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Brusque, Grasiela Costa, informa que a busca pela vacina tem aumentado durante esta semana, por causa dos dois casos de gripe A (H1N1) com resultado positivo na cidade.
– O pessoal ficou receoso e procurou mais a vacinação. Até por isso, é importante que a população não deixe para ir aos postos de saúde na última hora, para evitar transtornos. A cada dia o movimento é maior – destaca.
**Saiba mais na edição impressa do Jornal Município Dia a Dia desta quarta-feira, 23 de maio.