Toda cidade que se preze tem aquela rua onde estão as melhores comidas da cidade. Geralmente nesses lugares, do nada aparece um turismólogo, formado na Univali, e coloca o nome de Via Gastronômica. Pois bem, aqui em Brusque, a nossa via Gastronômica é a Rua Barão do Branco, que vem desde a ponte dos bombeiros até a Millium. Vindo sentido bombeiros-Millium, a primeira opção gastronômica que temos são as famosas, deliciosas e tradicionalíssimas Empadas Willrich, as empadas do Lêba, que são OF THE BEST OF THE KING OF THE POWER THE WORLD melhores empadas do mundo, quiçá das galáxias. Logo ao lado temos o Restaurante Saragoça com a sua consagrada batata recheada e que fica num lugar onde antes funcionava a Sorveteria Cervi, uma referência na cidade quando se fala em sorvete.

Ao lado do Saragoça temos o nosso amigo Valdir Bohn com os seus doces, bolachas e a famosa bananada que é famosa no estado inteiro. Atravessando a rua você chega na Panificadora Zen, que nem precisa de muitas apresentações, já que é uma das melhores da cidade em termos de pães, cucas, bolos e outras dezenas de produtos de primeiríssima qualidade.

Ao lado da Zen temos a Churrascaria Rio Branco com o seu mais do que tradicional alcatra e filé duplo, acompanhados daquela maionese que só eles sabem fazer. Mais adiante temos a Lanchonete Corujão, do meu amigo João Amorim, que tem o melhor pão com bolinho da cidade já há muitos anos e que é referência intermunicipal nesse lanche aqui em Brusque, já que vem gente de vários lugares aqui para saborear. Isso sem contar os outros comércios que existiam ao longo dessa rua e que hoje não existem mais como o Açougue Alvorada, que ficava onde hoje é o conhecidíssimo veterinário Chico Japonês.

A Pizzaria Gênova que ficava numa casa antiga que existia onde hoje é a Fematel e que servia vinho na jarra com açúcar. E em frente a Millium, na esquina onde hoje é o Edifício Bronze, tinha também a Panificadora Razibel, que era muito movimentada e famosa na cidade. E ainda tem os novos comércios que estabeleceram ali como a Bread King e o Seu Manoel… Vai dizer que não é uma via gastronômica de respeito? Olha, nem em Gramado tem uma rua dessas…

 

Cadê o Carlos Roberto?

No último final de semana aconteceu o show da Lady Gaga, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Foi um sucesso, maior que o show da Mandonna! Aliás, detalhe importante: a Mandonna cantou com playback, já a Gaga foi no Gogó mesmo. A mulher é fera, “altas artista”, como diria um amigo meu que gosta daquele cigarrinho do capeta. Só que teve um porém nisso tudo: você sabia que todas as cidades do Brasil ficaram sem cabelereiros e maquiadores para trabalhar nesse final de semana? Sim, foi um Deus nos acuda nas cidades onde tinha comunhão, casamento, bodas de prata, aniversário de 15 anos, chá de revelação, crisma, baile de debutantes, batizado, inauguração de loja, recepção de maridos que foram pro Legendários, etc. Com a falta desses profissionais, indispensáveis para esses eventos, o pessoal da fotografia vai ficar sobrecarregado na hora de passar o photoshop nas fotos, o que pode acarretar em aumento considerável no consumo de energia elétrica pelo Brasil afora e isso pode gerar bandeira vermelha na próxima conta de energia elétrica. Ou seja, mesmo que você não foi no show da Lady Gaga, você vai pagar por ele. Loucura, Amarildo!

Killy Mounjaro

Nesse mês chega ao Brasil o tão aguardado Mounjaro. Quem é esse, Lauritx? Algum daqueles rapper americano famosão? Algum ditador lá de Angola e adjacências? Que nada, rapaz, o Mounjaro é o Ayrton Senna das canetas de emagrecimento! Isso mesmo, é como se o Ozempic fosse o Rubinho Barrichello perto dele, mais ou menos isso. O preço desse remédio para ficar magro igual um pica-pau vai ser em torno de miliquentos reais, quase um salário mínimo do governo do coisa. Isso aí vai vender mais que água em festa eletrônica, segundo um grupo que participo que come costela com maionese todos os sábados. Eu não duvido, o povo gosta de um remédio, ainda mais para emagrecer! Mas eu sou do tempo que caneta diferente era a Replay (que dava para apagar o que se escrevia e foi sucesso no preenchimento de cheques sem fundo na Rua Azambuja) e a BIC 4 cores (que vinha com 4 cores para usar). Hoje é uma caneta que não preenche nada, só quer apagar a banha da turma! E assim seguimos…

Só experimenta…

Você que é homem, pode chamar um homem feio de feio, um homem gordo de gordo, um cara de óculos de quatro olhos, um homem que usa aparelho nos dentes de boca de lata, um homem magrelo de seco, um ruivo de mono, um orelhudo de topo giggio, um cara burro de burro, um homem grandão de pau de vira tripa, um barrigudo de vovô chopão, um dentuço de dentuço, que está tudo certo, não dá nada! Mas e se uma mulher fizer isso com outra mulher? É a terceira guerra mundial ao vivo e a cores! É ou não é verdade!?

Perigo real e imediato

As motos elétricas e as suas várias versões foram o assunto da semana em Brusque. Isso porque tivemos uma triste perda, motivada pelo provável mau uso desse meio de locomoção. Aqui no Papo de Bar já estamos alertando faz tempo que uma hora algo de pior iria acontecer, e para nossa tristeza, aconteceu! Que o projeto que está para ser aprovado aqui na cidade, regulamentando a utilização esses veículos, seja o mais rigoroso possível para proteger as nossas crianças e a nós mesmos que estamos no trânsito. Por isso o veto do prefeito foi muito importante para que essa lei seja revista. Na minha opinião e de alguns amigos que consultei, o mais correto seria que somente pessoas habilitadas com a CNH pudessem dirigir esse tipo de veículo, descartando até a idade, já que somente maiores de 18 anos podem tirar a habilitação. Já eliminaria um monte de dor de cabeça, inclusive na hora de fiscalizar! E por favor, não me venham com campanha de conscientização, que isso NÃO adianta!

Fumaça de chuveiro

Apareceu essa semana um vídeo de alguns adolescentes brigando dentro de um ônibus escolar. Até aí nada demais, coisa normal da adolescência. Até bom ver que as crianças ainda se defendem uns dos outros, não são uns filhos de vó. O problema é que segundo informações coletadas por Dona Maria Fifi, dão conta que os gurizes brigaram porque um filmou o outro fumando o tal do vap, pod ou cigarro eletrônico. Videogame, cigarro eletrônico, tigrinho, enfim, essa galera não vive a vida real, é tudo fake! Triste!

Puxando o Saco

O “Puxando o Saco” dessa semana vai pros aniversariantes meu compadre Neto Mafra que esteve de aniversário ontem, Tiago de Oliveira Censi, Marcelo Walendowsky Pereira, Isaac Cervi, Rafael Heinig (Féfa), Eduardo Siemsen (Zuca), Seu Joonas Smaniotto, José Carlos Torresani (Mané), Agenor Rescarolli (Agegol), Giovani Severino, Caiado Walendowsky, Carlos Henrique Andrade (Capitão), Ricardo Nicolodi (Gaspar), Tânia Duarte, Neto Albino, Fabio Goncalves, Rafael Knop, Fabiano Trindade, Luizinho Hang, Armando Pereira, Fábio Montibeller, Ricardo Henrique Hoffmann, Deyvid Hinhel, Augustinho Fischer, Genésio Hasckel e Djoni Paul Richter. Um Feliz Dia das Mães para todas as mamães que leem o Papo de Bar, em especial para a minha, Sueli Faria Lauritzen, fiquem todos com Deus e bom final de semana a TODOS!

Sabedoria Butecular

“A vida é como um caixa de chocolates, você já sabe que não vai gostar de todos, então aproveite os que gostar!”