Aberto 24 horas, Hospital Dom Joaquim amplia em mais de 1,7 mil o número de atendimentos em um mês
Responsáveis pela unidade relatam grande procura desde os primeiros dias do novo horário
Responsáveis pela unidade relatam grande procura desde os primeiros dias do novo horário
O atendimento 24 horas do Hospital Dom Joaquim completou um mês no dia 2 de novembro. No novo horário, entre 22h e 6h, cerca de 1,7 mil pessoas passaram pelo Pronto Atendimento nesse período, em média 55 por dia.
No total, foram 4.098 atendidas pelo serviço de urgência do hospital nesse período de um mês. A equipe do Pronto Atendimento sempre tem um médico disponível, além de enfermeiros e técnicos.
Presidente da instituição, o padre Valdir Prim destaca que, só na primeira noite, foram 62 atendimentos. “Mesmo sem muita divulgação, desde os primeiros dias, a demanda foi grande”.
A ampliação do horário de funcionamento só foi possível após a renovação do contrato com a prefeitura, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (Comusa) em 15 de setembro. Gerente de Enfermagem do hospital, Vera Lucia Civinski ressalta a importância de uma nova opção de atendimento 24 horas para a população da cidade.
“Estamos atendendo, em média, 140 consultas por dia no Pronto Atendimento 24 horas. Já aguardávamos esse movimento. Por isso, nossa batalha junto à secretaria para o atendimento 24 horas. Às vezes, o atendimento acaba desacelerando por causa de casos graves, mas as coisas estão caminhando bem. Nossa avaliação é positiva”.
Conforme avaliação médica, o paciente que procura o serviço de emergência do Dom Joaquim faz eletrocardiograma, raio-X e exame de laboratório. “Todo mundo é atendido. Temos demanda desde as coisas mais simples até casos mais graves, quando é feito uma primeira assistência e, se precisar de suporte de UTI, a transferência conforme combinado com a Secretaria de Saúde”.
Além de atendimentos para a população que vive no entorno do bairro Dom Joaquim, o hospital também recebe demanda de moradores do Bateas, Limeira, Volta Grande, Steffen e até do Centro. “O hospital se tornou, aos poucos, referência no Pronto Atendimento”.
Desde esta segunda-feira, 8, o hospital conta com mais um médico, que vai atender crianças, preferencialmente.
“Um pediatra é um profissional caro e difícil de se encontrar. A forma que achamos para diminuir o tempo de espera foi contratar um segundo médico, que não é pediatra, mas que fará o atendimento preferencial às crianças de 0 a 15 anos das 10h às 18h. Se não tiver demanda nessa faixa etária, ele vai dar sequência ao fluxo dos adultos”, detalha Vera.
Até o fim da próxima semana, a primeira parte das obras no hospital deve ser finalizada. Assim, o planejamento é transferir até o dia 15, parcialmente, os atendimentos para a área nova, com uma recepção mais ampla e novos consultórios.
“Essa parte foi mais uma ampliação, na outra será reforma. A chuva atrapalhou um pouco o andamento, mas vão entregar semana que vem e os serviços serão levados para aquela área”, explica o padre Valdir.
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