X
X

Buscar

AciBr comemora 80 anos de entidade em grande estilo

Trajetória da entidade foi exaltada durante as comemorações do aniversário

A história da Associação Empresarial de Brusque (AciBr) foi relembrada na noite desta segunda-feira, 13, durante o jantar em comemoração aos 80 anos da entidade, realizado na Sociedade Santos Dumont.

>> Veja galeria de fotos do evento
Em 2 de outubro de 1934, a AciBr foi criada por um grupo de empresários para fortalecer as relações e promover a melhoria individual e coletiva das empresas. Ao longo dos anos, a entidade se tornou representativa e se firmou como uma referência não só para os empresários brusquenses, mas para a sociedade em geral.

Em 80 anos de existência, 16 presidentes comandaram a entidade em projetos e programas de fortalecimento da classe. Atualmente, mais de 700 empresas estão associadas, o que comprova a força da entidade, não apenas em Brusque, mas em todo o estado.

A frente da entidade de 2005 a 2009, Aliomar Luciano dos Santos, destaca a importância da AciBr para a sociedade. “Tenho a convicção que a AciBr é a única entidade apartidária que pode e deve entrar na política para defender os interesses da sociedade. A associação é para isso, não foi criada apenas para defesa dos empresários, mas de toda a cidade”, diz.

Para ele, a entidade deve ser a primeira a interceder para que a população não sofra com decisões políticas incorretas. “Se as pessoas que moram na cidade serão prejudicadas de alguma forma por alguma decisão, é papel da AciBr usar de seu poder e evitar situações erradas. E nós atuamos muito neste sentido. Quando se é presidente de uma entidade como esta, em primeiro lugar você deve esquecer que é empresário, e pensar coletivamente para o benefício de todos”, avalia.

Atual diretor de assuntos da indústria, Nelson Zen Filho, também foi presidente da entidade de 2009 a 2011. Ele reforça a relevância da AciBr para a sociedade. “Em 80 anos, a AciBr é relevante para com todos, não só para os empresários, dando suporte ao que for necessário, principalmente através do lobby político, já que é uma entidade apartidária”.

Para ele, a forma de atuação da AciBr, sempre em contato com o poder público, é um dos diferenciais da entidade. “Estamos sempre próximos e atentos à prefeitura, aos vereadores, ao estado, pleiteando muitos assuntos de interesse da comunidade em geral”. Filho destaca também a presença da associação nos municípios vizinhos. “Temos uma expressão forte na comunidade não só de Brusque, mas também em Guabiruba e Botuverá, que contam com os núcleos da AciBr. Também temos 21 núcleos setoriais que se reúnem periodicamente e discutem as dificuldades e principais necessidades de seus segmentos para que todo o trabalho realizado na entidade tenha os resultados desejados”.

O ex-presidente ressalta também a busca de apoio de outras entidades às necessidades do município. “Constantemente recebemos visitas nas nossas reuniões mensais de entidades ligadas à segurança, trânsito, economia, educação que buscam o nosso apoio em questões importantes para o desenvolvimento da nossa cidade. A duplicação da rodovia Antônio Heil e também as melhorias no serviço da Celesc são pleitos antigos da AciBr, que trabalha muito forte neste sentido”.

Filho cita a criação do Observatório Social de Brusque como uma iniciativa bem sucedida da AciBr. “Foi através de AciBr que surgiu o Observatório Social que é uma entidade que além de divulgar a cidadania, monitora e fiscaliza as licitações e contas da prefeitura para o melhor aproveitamento dos recursos”.

O ex-presidente ressalta o trabalho dos empresários e colaboradores para o sucesso da entidade. “Me sinto muito orgulhoso em fazer parte desta história. Quero agradecer a todos os empresários, parceiros de outras entidades, e colaboradores porque ninguém chega aos 80 anos sozinho”.