Acibr cria Núcleo de Turismo e Hotelaria

Objetivo principal do 22º núcleo da entidade é melhorar o turismo receptivo da região

Acibr cria Núcleo de Turismo e Hotelaria

Objetivo principal do 22º núcleo da entidade é melhorar o turismo receptivo da região

Para fomentar parcerias, organizar o setor e melhorar o trabalho desenvolvido na região, a Associação Empresarial de Brusque (Acibr) formou um novo núcleo setorial: Turismo e Hotelaria. A partir de agora, agências de viagens, hotéis, agências de transporte de passageiros e demais empresas do ramo poderão se reunir em prol do turismo na região.

No início de fevereiro, cerca de 15 empresários se reuniram na sede da entidade para discutirem sobre as necessidades do setor. A reunião foi a segunda desde a formação do núcleo, em dezembro do ano passado.

Segundo a diretora de Núcleos e/ou Câmaras da Acibr, Susymeri Ogliari, o próximo – e oficial – encontro do grupo será no dia 2 de março, às 8h30, na sede da entidade. A reunião, afirma Susymeri, será destinada ao desenvolvimento do planejamento estratégico e do plano de ação do núcleo. Além disso, também deverão ser escolhidos o coordenador, o vice-coordenador e o secretário.

“O objetivo principal do núcleo é melhorar o turismo para quem chega na cidade. Queremos melhorar o turismo receptivo de Brusque, de Botuverá, de Guabiruba e de Nova Trento. A ideia é resgatar também as tradições que criam a identidade da região”, afirma.

Além da participação das empresas da região, o Núcleo de Turismo e Hotelaria também buscará parcerias com órgãos públicos e com outras entidades. O Centro Universitário de Brusque (Unifebe), que desenvolve trabalhos relacionados ao turismo no curso de Administração, também deverá ser explorado.

“O projeto de criação desse núcleo é um sonho de várias pessoas de ter uma cidade melhor. Uma cidade que saiba receber melhor o turista e que tenha um desenvolvimento maior no setor. O pessoal está muito motivado. Uma das nossas metas é desenvolver capacitações para melhorar o atendimento nos restaurantes e em outros estabelecimentos da região”, explica Susymeri.

A diretora lembra que as empresas do setor que querem participar do núcleo ainda podem entrar em contato com a Acibr. Além do núcleo, a entidade trabalha com a possibilidade de criar uma Câmara de Turismo. O presidente da Acibr, Halisson Habitzreuter, explica que a Câmara seria composta de vários núcleos, inclusive o de Turismo e Hotelaria.

“Essa ideia está em fase embrionária ainda. Por enquanto, estamos focando na criação dos novos núcleos. O próximo deverá ser o dos cervejeiros. Mas ainda não sabemos quando será constituído e nem qual será o nome. Falamos em Núcleo dos Cervejeiros, mas também em Núcleo das Bebidas Artesanais. Até porque aqui na região, além da cerveja artesanal, o pessoal também fabrica cachaça, vinho e vodka”, explica Habitzreuter.

Sobre a criação do Núcleo de Turismo e Hotelaria, o presidente da Acibr afirma que os encontros do grupo serão fundamentais para fortalecer o turismo na região. Para Habitzreuter, pensar na melhoria do turismo é um trabalho que exige dedicação e força de vontade.

“Muitos turistas do Brasil e de fora do Brasil vem para o litoral de Santa Catarina e, quando chegam a visitar a nossa região, eles, no máximo, vão fazer compras. Queremos que eles venham mais para o Centro, venham para conhecer a região. Há lugares que precisam ser melhor explorados, como o museu de Azambuja, o parque das esculturas e a caverna de Botuverá”.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio