Acibr oficializa criação do Núcleo de Turismo e Hotelaria de Brusque e região

Grupo de empresários dos segmentos se reuniu na quinta-feira, 11, para tratar do assunto

Acibr oficializa criação do Núcleo de Turismo e Hotelaria de Brusque e região

Grupo de empresários dos segmentos se reuniu na quinta-feira, 11, para tratar do assunto

A Associação Empresarial de Brusque (Acibr) a partir de agora passa a ter mais um novo núcleo que integra a entidade: o de Turismo e Hotelaria de Brusque e região.

Na tarde de quinta-feira, 11, foi realizada a segunda reunião com um grupo de cerca de 15 empresários do ramo, que por meio do associativismo irão se unir em prol do desenvolvimento e fortalecimento do setor e da região.

Em dezembro já havia sido realizado um primeiro encontro entre os empresários para a formação do grupo, e ao longo desta segunda reunião de prospecção foram realizadas importantes discussões sobre as necessidades do setor.

“Há uma demanda de Turismo hoje no município e sabemos também do potencial que Brusque e a região têm para receber os turistas. E esse núcleo surge para que os empresários do ramo possam prosperar e com a veia do Turismo e que possamos desenvolver vários outros setores em conjunto”, diz a diretora de Núcleos e Câmaras da Acibr, Suzymeri Ogliari, que coordenou a reunião.

Parcerias
Ao longo do encontro, foram discutidas necessidades atuais do município e da região, sugestões do que precisa ser mudado e melhorado, bem como os maiores desafios do segmento e o que os empresários esperam buscar juntos, como nucleados. Também foi falada da parceria com órgãos públicos e outras entidade, como as secretarias de Turismo dos municípios de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento, bem como com o curso de Administração do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), que já desenvolve um trabalho de pesquisa de Turismo com os alunos.

A reunião contou ainda com a presença do presidente do Convention e Visitors Bureau de Brusque, Ademir Pereira, que falou sobre o trabalho do órgão e sobre o planejamento do mesmo para este ano, com a nova gestão. Segundo Pereira, o objetivo será pensar em boas estratégias para atrair da melhor forma o turista para Brusque e região.

Expectativas
Para a consultora de viagens Roselaine Erthal, da Rose Cia de Viagens, de Guabiruba, o fomento e a profissionalização dos setores que envolvem o Turismo, as parcerias com outras entidades e órgãos, bem como um planejamento dos principais pontos turísticos da região é essencial para o fortalecimento do setor.

Da mesma forma, Herbet Pastor, da Fly Carpet Turismo acredita que a partir da união e do envolvimento de quem atua no ramo, as possibilidades de fortalecer o setor serão maiores. “Já avaliamos um leque de vários problemas e isso foi um ponto muito positivo, pois já diagnosticamos o que precisa ser feito. Se conseguiu reunir nesse núcleo pessoas representativas da área, que abertamente deram suas opiniões e visões do assunto. Assim, vamos conseguir trazer mais turistas para cá e movimentarmos a economia com o que a nossa região tem de melhor para oferecer”.

A próxima reunião do grupo, oficialmente a primeira do núcleo formado a partir de agora, será no dia 2 de março, às 8h30, na sede da Acibr.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio