Ações em cemitérios e terrenos baldios marcam o Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti
Foram recolhidos mais de 100 sacos de lixo grandes
Foram recolhidos mais de 100 sacos de lixo grandes
O sábado, 23, foi marcado pela presença dos agentes de combates a endemias da Prefeitura de Brusque para lembrar o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes Aegypti, mosquito que transmite a Dengue, Febre Chikungunya e o Zica Vírus. Os trabalhos foram centrados nos cemitérios Parque da Saudade e Santa Terezinha, este último, localizado em uma área considerada infestada.
Durante a ação, foram recolhidos vários recipientes que acumulam água, enchendo mais de 100 sacos de lixos grandes. Estes materiais, muito provavelmente foram colocados nos túmulos no último feriado de finados e alguns, estavam com água parada.
Foram identificados ainda seis terrenos baldios ou construções abandonadas que continham entulhos. Como não foi possível identificar os proprietários naquele momento, a programa de combate a dengue, promoveu a retirada dos materiais propícios a larvas, e vai encaminhar a notificação aos proprietários, através da Vigilância Sanitária.
“Nós ainda percebemos que falta uma conscientização de uma parcela que sociedade que insiste em levar vasos que acumulam água para os cemitérios e também, jogar lixo em terrenos. Por mais que orientamos ainda temos esse problema não só em relação a dengue, mas ao meio ambiente”, explica Letícia Figueredo, Coordenadora do Programa de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde de Brusque.
Com a chegada do verão, altas temperaturas e períodos de chuvas, a atenção deve ser redobrada de toda a comunidade. A constante orientação de não acumular lixo e entulho , de não manter vasos de flores e plantas que acumulem água e os cuidados com ralos e calhas, são dicas permanentes para se evitar a proliferação do Aedes Aegypti.