Ademir José Pereira faleceu em 10 de março de 2020, aos 72 anos, deixando um legado de conciliação, diálogo e desenvolvimento da construção civil em Brusque. O então presidente do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon) também era conselheiro do Serviço Social da Indústria (Sesi) desde 2011, e foi responsável por iniciativas que fortaleceram o setor, como a sede própria do sindicato patronal e a (Fairtec).

Para o primeiro presidente da história do Sinduscon, Orlando Schaefer, Pereira já “nasceu presidente”, pelo que considera um imenso carisma no ambiente sindical. “Ele doava seu tempo quase totalmente em função do sindicato”, conta, exaltando a dedicação. Foram três períodos no comando.

A formação e a representação do Sinduscon em Brusque junto à administração pública e às demais entidades de classe foram fortalecidos por Ademir Pereira, relata Schaefer. “Ele deixou a empresa dele com os filhos para se dedicar exclusivamente ao sindicato. Foi uma pessoa generosa, muito boa.”

A presença do empresário nos ambientes de discussão e de reuniões dos representantes de classe ultrapassavam os limites brusquenses. Uma ligação forte com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) contribuiu de forma decisiva para a consolidação do Sinduscon e para uma de suas mais marcantes conquistas: a sede própria, construída em 7 de julho de 2011.

Pereira foi o sucessor de Luis Alexandre Moresco no comando do Sinduscon, dando sequência à recuperação da entidade.

“Ele abraçou a causa. De todos que já passaram pelo sindicato, era uma pessoa sem ‘tempo ruim’ para assumir as coisas. Sempre ia às reuniões em Florianópolis. Ou pedia para ir alguém junto. Ele virou uma figurinha carimbada na Fiesc. A dedicação era a grande virtude dele. O Sinduscon de Brusque é lembrado por todos os presidentes da Fiesc”, comenta Moresco.

Entre as ações de Ademir Pereira na presidência do Sinduscon, também está o início da Feira Tecnológica da Construção Civil (Fairtec), realizada a cada dois anos no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. Um evento grande, que persiste e tem crescimento ano após ano. Enquanto feiras semelhantes em cidades maiores sucumbiram por inviabilidade financeira ou falta de interesse, em Brusque há um diferencial.

“A grande sacada foi fazer a Fairtec a cada dois anos. Um ano todo apenas para a preparação. Graças a isso ela segue de pé e forte. Até nos anos mais complicados ela se fortaleceu.”

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sintricomb), Izaías Otaviano, divide o Sinduscon no município em duas fases: antes e depois da chegada de Ademir Pereira na presidência da entidade.

Otaviano, que está à frente na gestão do Sintricomb deste 2013, dá como exemplo a abertura da sede própria do Sinduscon como um dos marcos da era de Pereira. “Era uma pessoa que estava sempre buscando recursos. Recentemente, fizemos uma cartilha de segurança e orientações de trabalho, e foi o seu Ademir que conseguiu patrocínio total para isto junto à Fiesc.”

O líder sindical também destaca a flexibilidade do ex-presidente do Sinduscon nas negociações. “Ele sempre teve um olhar muito carinhoso com o trabalhador, o menos favorecido. Sempre havia uma carta na manga. Era uma pessoa muito acessível, com a qual tínhamos uma afinidade muito grande, pela sensibilidade dele com o trabalhador, que é a ponta mais fraca.”

O empresário também já foi presidente do Lions Clube, e do Sindicato dos Empregados do Comércio. Foi secretário de Turismo de Brusque e duas vezes presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Também presidiu o Brusque Convention & Visitors Bureau, entidade de fomento ao turismo, foi diretor da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) e ocupou cargos na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

O último mandato de Pereira teve início em 8 de março de 2019, e teria terminado em 2022. Entre seus planos, estava o fortalecimento da Fairtec e a contratação de uma equipe para realizar pesquisas sobre as áreas passíveis de construção em Brusque.